Domingo, 14 de Julho de 2024
10°C 16°C
Curitiba, PR
Publicidade

Stock Car puxa nova fase do automobilismo

Categoria utilizará modelos SUV a partir de 2025 e conterá com quatro diferentes montadoras

19/04/2024 às 18h58
Por: VITOR GARCIA
Compartilhe:
Toyota Corolla Cross, Mitsubishi Eclipse Cross e Chevrolet Tracker, os novos carros da Stock Car para 2025
Toyota Corolla Cross, Mitsubishi Eclipse Cross e Chevrolet Tracker, os novos carros da Stock Car para 2025

A Stock Car sempre foi uma das categorias mais importantes do Brasil desde seu lançamento em 1979, porém nem sempre as coisas foram fáceis por lá.

A categoria passou por momentos de altos e baixos, chegando a quase ser encerrada. Mas deu a volta por cima, graças principalmente pela união das equipes e a coordenação de importantes gestores, principalmente nomes como Carlos Col, Eduardo Slaviero e Fernando Julianelli esse o atual CEO da Vicar, empresa promotora da categoria.

Para 2025 a categoria anunciou grandes inovações, como a chegada de um novo chassi muito mais moderno e seguro e a troca dos lendários motores V8 por modernos quatro cilindros de 2.1 litros turboalimentados e 16V. Sim, o barulho do motor irá mudar, será muito mais silencioso do que os "barulhentos" (ou seria musicais) motores anteriores.

Além disso o carro terá conexão 5G, o que trará muito mais interatividade ao público que poderá acompanhar diversos dados os carros além das câmeras onboard (algo similar como a F1 TV oferece). Se não bastassem todas essas inovações, a categoria deu uma grande cartada que pode não ter agradado aos mais tradicionalistas e apaixonados pelo esporte, mas acredito que trará muitos benefícios futuros, principalmente em relação à público e marketing: a categoria troca dos atuais sedãs por modelos SUV´s.

Que fique claro: não são os carros de verdade saídos das montadoras. O chassi é feito especialmente para a categoria e a carroceria é conhecida popularmente como bolha, ou seja, por baixo todos os carros são iguais, incluindo os motores. E cada montadora coloca a sua carroceria que difere muito pouco, mais a frente e a traseira para marcar a identidade dos carros.

Essa mudança mostra o olhar da categoria visando o mercado do setor automotivo e o novo público que acompanha a Stock Car. Além da Chevrolet que está desde a criação da categoria e em 2025 utilizará o modelo Tracker na categoria, a Toyota é outra montadora parceira de longa data que confirmou que se mantém com o seu Corolla Cross. A organização anunciou em 2023 que gostaria de entrar 2025 com quatro diferentes montadoras, e nessa última terça-feira (19/04) a Mitsubishi foi anunciada com o Eclipse Cross.

Resta ainda uma montadora para ser anunciada e os carros reais serem apresentados, já que todos foram mostrados em animação de computador apenas. Se a categoria acertou nas decisões tomadas, saberemos apenas em um futuro breve, mas eu acredito que sim. E você, o que acha?

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias