Nessa sexta-feira (19) em coletiva de imprensa realizada no Autódromo de Interlagos (SP), palco da 3ª etapa da temporada 2024, o CEO da Stock Car Fernando Julianelli anunciu a terceira montadora que fará parte do campeonato a partir da próxima temporada: Mitsubishi.
A montadora japonesa que retorna à categoria após 17 anos da sua última largada utililizará o Mitsubishi Eclipse que se junta ao Chevrolet Tracker e Toyota Corolla Cross em um ano que a categoria trocará os tradicionais modelos sedãs por SUVs.
Para Mauro Correia, CEO da Mitsubishi Motors no Brasil, “é uma honra poder retornar à Stock Car. A Mitsubishi Motors sempre esteve muito ligada ao esporte. Apoiamos o esporte à vela, ciclismo, tênis e, claro, o esporte à motor. Promovemos há 25 anos a Mitsubishi Cup, maior rally cross country de velocidade da América Latina. Retornarmos à Stock Car, categoria que reúne os mais renomados pilotos em atuação no Brasil e ter o Eclipse Cross sendo pilotado por eles é muito importante para a nossa marca. Tenho certeza que faremos um excelente trabalho dentro dessa categoria tão marcante para o automobilismo brasileiro.”
“Com a chegada da Mitsubishi, cumprimos uma etapa importante do nosso planejamento, que é trazer mais fábricas para o ecossistema da Stock Car. A chegada dessa marca sinaliza que estamos no caminho certo em termos de crescimento e antenados com o que a indústria, patrocinadores, equipes e fãs esperam de uma competição automobilística”, disse Fernando Julianelli, CEO da Vicar, promotora da Stock Car. “Claro que a nossa decisão de passar a utilizar os SUVs a partir de 2025 nos tornou mais atraentes em termos mercadológicos. Somando isso ao nível de competitividade da categoria e à qualidade de nossa plataforma de entretenimento, acho que temos o pacote perfeito para qualquer montadora ou patrocinador”, concluiu.
Enquanto esteve no grid entre os anos de 2005 e 2008 a Mitsubishi obteve 48 largadas com 16 vitórias, 13 poles e 2 títulos (2006 e 2007), ambos com Cacá Bueno. Maior campeão da Stock Car até hoje, a lenda Ingo Hoffmann foi deu a marca japonesa a útima vitória em 7 de dezembro de 2008 no Autódromo de Interlagos, etapa que marcou a despedida da categoria na época com o modelo sedã Lancer.