Domingo, 14 de Julho de 2024
10°C 16°C
Curitiba, PR
Publicidade

Atletas buscam últimos índices para Paris 2024 no Open Internacional de atletismo a partir desta quinta-feira, dia 18

O Open é vai ser mais uma oportunidade para os atletas buscarem o índice A para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024.

18/04/2024 às 13h11 Atualizada em 18/04/2024 às 13h49
Por: Redação Fonte: CPB
Compartilhe:
Débora Lima em movimento no ar durante Open Internacional 2023, no CT Paralímpico | Foto: Ale Cabral / CPB
Débora Lima em movimento no ar durante Open Internacional 2023, no CT Paralímpico | Foto: Ale Cabral / CPB

O Open Internacional de atletismo, que acontece no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, a partir desta quinta-feira, 18, até sábado, 20, vai ser mais uma oportunidade para os atletas buscarem o índice A para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024. 

A competição, organizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), contará com 161 atletas de 14 estados e do Distrito Federal (AL, AP, CE, ES, GO, MS, PB, PE, MG, PR, RJ, RS, SC e SP), além de estrangeiros dos Estados Unidos, Argentina e Uruguai.

Será a primeira disputa no CT Paralímpico com atletas da Seleção Brasileira desde a convocação para o Campeonato Mundial de atletismo, que acontecerá em Kobe, no Japão, dos dias 18 a 25 de maio – 42 dos 50 atletas que irão para a competição na Ásia estão inscritos no Open.

Mas além do Mundial no Japão, os atletas também estão preocupados em buscar índices para a competição mais importante do ano – os Jogos Paralímpicos de Paris, de 28 de agosto a 8 de setembro. O Open é uma das três últimas oportunidades que terão marcas validadas para o evento na capital francesa – além dos próprios Mundial e Open, ainda haverá o 3º Desafio CPB/CBAt no dia 28 de abril.  

“Eu venho trabalhando muito, estou confiante que posso melhorar a minha marca. Recentemente, no Grand Prix da Itália, fiquei a sete centímetros do índice de Paris 2024. Estou totalmente focada nessa vaga para os Jogos Paralímpicos, esse é o grande sonho da minha vida”, afirmou a saltadora acreana Débora Lima, da classe T20 (deficiência intelectual), que tem como índice da prova 5,92m e fez 5,85m na referida competição.

O Open Internacional é realizado anualmente e faz parte do calendário do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, da sigla em inglês), com marcas homologadas e válidas para o ranking mundial.

Bronze no lançamento de disco no Parapan de Santiago 2023; bronze no lançamento de disco no Mundial Paris 2023; e bronze no arremesso de peso e no lançamento de disco em Tóquio 2020, o carioca João Victor Teixeira também é um dos atletas que precisam bater o índice para os Jogos Paralímpicos

“Sabemos que é uma competição grande, muito forte, e será um preparo para o que vai acontecer no Mundial de Kobe. Mas também uma porta de entrada para conquistar uma vaga para Paris 2024. Estou me recuperando de uma tendinite, mas vamos atrás dessa marca agora e no Mundial”, completou o atleta da classe F37 (Paralisados cerebrais).

O Open contará com provas de pista (100m, 200m, 400m, 800m, 1.500m, 5.000m, e saltos em distância e em altura) e provas de campo (arremesso de peso e lançamentos de dardo, disco e club).

Serviço

Open Internacional de atletismo paralímpico

Data e horário: de 18 a 20 de abril, a partir das 8h30

Local: Centro de Treinamento Paralímpico

Endereço: Rodovia dos Imigrantes km 11,5, Vila Guarani – São Paulo/SP – CEP 04.329-000

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias