O espanhol Carlos Sainz conquistou na madrugada desse domingo (24) a vitória no GP da Austrália do Mundial de Fórmula 1, trazendo seu companheiro de equipe Charles Leclerc na segunda colocação e o inglês Lando Norris da McLaren em terceiro lugar.
Largando na segunda colocação, Sainz pressionou o pole position Max Verstappen (Red Bull) desde a largada, conseguindo ultrapassar o holandês e assumir a ponta já na segunda volta das 58 previstas.
Duas voltas depois uma fumaça surgiu na parte traseira da Red Bull do tricampeão, obrigado o piloto que já informava a equipe de fogo na parte de trás do carro durante o seu retono aos boxes. Já na entrada dos pits a TV mostrou o estouro do pneu traseiro direito e quando o carro chegou aos boxes não havia mais nada a fazer do que abandonar devido as danos causados. O piloto não abandonava por quebra desde o GP da Austrália de 2022.
Na volta 17 os espanhóis Sainz e Fernando Alonso (Aston Martin) mantinham-se nas duas primeiras colocações, foi quando o Safety Car Virtual foi acionado devido a problemas na Mercedes de Lewis Hamilton que ficou parada na pista. Alonso que aparecia na liderança aproveitando as paradas nos boxes dos adversários aproveitou o momento e fez sua parada para troca de pneus, devolvendo a liderança para o compatriota da Ferrari.
Com bons pegas e disputas por posição, o mexicano Sergio Pérez não conseguiu aproveitar a chance para vencer com a Red Bull, aproveitando o abandono do companheiro de equipe.
Na última volta, Russel e Alonso disputavam a 6ª posição, quando o espanhol adiantou a freada na tentativa de segurar o piloto da Mercedes que saiu da pista, bateu na barreira de pneus e arrastou seu carro pela brita, retornando à pista e ficando em pé lateralmente. Apesar das fortes imagens o piloto saiu do carro sem maiores problemas.
Big impact for George Russell 😮
— Formula 1 (@F1) March 24, 2024
Good to see the Mercedes man walk away unscathed from this crash ðŸ‘Â#F1 #AusGP pic.twitter.com/Jsq6RZ1UBS
A corrida terminou com Safety Car Virtual, mas sem prejudicar o espetáculo: Sainz que não participou da última corrida devido a uma cirurgia de apêndice retornou em grande estilo ao cockpit da Ferrari. Alonso que cruzou a linha de chegada na 6ª posição foi punido em 20s pelo acidente de Russel e saiu para o 8º lugar.
Após três corridas da temporada 2024 completadas, o abandono de Verstappen trouxe novamente emoção ao campeonato. O holandês continua líder com 51 pontos, mas agora Leclerc aparece na segunda colocação com 47, seguido por Pérez (46) e Sainz (40).
O circuito de Suzuka no Japão recebe a próxima etapa da F1 nos dias 5, 6 e 7 de abril.
Confira o resultado do GP da Austrália:
* Fernando Alonso foi punido em 20s e caiu para a 8ª colocação
Confira o resultado do campeonato após o GP da Austrália: