Os Jogos Pan-Americanos 2027 não vão acontecer mais em Barranquilla, a cidade colombiana não cumpriu várias cláusulas do contrato e dessa forma a PanAm Sports, entidade que detém o direito dos Jogos, comunicou que o Pan de 2027 está momentaneamente sem sede. Barranquilla participou da cerimônia de encerramento em Santiago e já estava divulgando a competição nas redes sociais.
Escolhida em 2021, Barranquilla seria terceira cidade sul-americana seguida a sediar os Jogos Pan-Americanos, após Lima-2019 e Santiago-2023. Situada no caribe colombiano, a sede vinha sofrendo vários problemas financeiros e não pagou duas parcelas de US$ 4 milhões (aproximadamente R$ 45 milhões, no total) como garantia aos donos do Pan. Durante a última edição dos Jogos foi cogitado que a cadidatura fossse retirada de Barranquilla, mas a PanAm Sports prontamente confirmou a sede.
De acordo com a PanAm Sports uma decisão será tomada nos próximos dias, a cidade de Miami, sede da entidade, surge como uma grande possibilidade de sediar o Pan 2027. A cidade de Assunção, no Paraguai é outra que pode ser sede do evento. Durante Santiago-2023 foi ventilado que São Paulo poderia se candidatar para o Pan de 2031 e também assumir a vaga de 2027, mas nenhum posicionamento oficial foi feito por parte da prefeitura de São Paulo e nem pelo COB.
LEIA A ÍNTEGRA DO COMUNICADO DA PANAM SPORTS
Panam Sports informa ao público que seu comitê executivo decidiu, por unanimidade, retirar a sede dos XX Jogos Pan-Americanos da cidade de Barranquilla, Colômbia. A resolução foi tomada após inúmeras quebras de contrato. Cabe destacar que no dia 19 de outubro, em reunião em Santiago do Chile e após receber uma carta oficial das autoridades colombianas datada de 25 de outubro, Barranquilla solicitou prorrogação dos prazos para poder cumprir o contrato.
A proposta foi aceita pela Panam Sports, com nova data de 30 dezembro de 2023 e 30 de janeiro de 2024. No entanto, dada a falta de resposta após o término do novo prazo, o Comitê Executivo da Panam Sports, em 3 de janeiro de 2024, assumiu a determinação inabalável em retirar o direito de ser a cidade-sede do evento continental em 2027.
A Panam Sports lamenta profundamente esta situação, mas a decisão foi tomada pensando no futuro do maior evento multiesportivo das Américas e nos atletas do continente.