Domingo, 14 de Julho de 2024
10°C 16°C
Curitiba, PR
Publicidade

Brasil conquista mais duas vagas para Gangwon 2024 e terá o recorde de 17 atletas na delegação

Com realocação de vagas do ranking mundial do esqui cross country, Gabriel Santos e Mariana Silva se garantiram nos próximos Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude

22/12/2023 às 10h19
Por: Redação Fonte: COB
Compartilhe:
Foto: Alexandre Castello Branco/COB
Foto: Alexandre Castello Branco/COB

O Time Brasil nos próximos Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude cresceu. Depois da convocação oficial realizada na última terça-feira (19) em que foram anunciados 15 nomes, a Federação Internacional de Esqui (FIS, na sigla em inglês) realizou a realocação das vagas continentais e o Brasil teve direito a duas cotas. Sendo assim, a Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN) convocou Gabriel Santos e Mariana Silva, que se juntam a Ian Francisco da Silva e Júlia Reis como os representantes brasileiros no esqui cross country. Os quatro disputarão as provas de Sprint e de Distance (7,5km) em Gangwon 2024.

“No momento em que fui convocada tive uma sensação inexplicável. Saber que vou fazer parte do Time Brasil na neve me deixa muito honrada. Tenho certeza que vai ser uma temporada inesquecível, espero ter bons resultados e me dedicar ao máximo”, disse Mariana.

O Brasil será a maior delegação da América Latina no esqui cross country, ficando apenas atrás de Alemanha, França, Finlândia, Itália, Polônia e Estados Unidos, além da Coreia do Sul, país-sede, em termos de tamanho da equipe. A delegação brasileira de esportes na neve também baterá recordes, com oito atletas de três modalidades: esqui alpino, esqui cross country e snowboard. Em Lausanne, foram cinco atletas.

“A classificação do Gabriel e da Mariana coroam a dedicação e empenho deles como atletas, assim como a dedicação da equipe técnica que está dia e noite trabalhando para que eles melhorem o desempenho e atinjam seu máximo potencial. Além disso, o resultado aponta a ótima execução do planejamento estratégico da CBDN, que tem no cross country um de seus programas estratégicos mais relevantes. Em 2016, quando lançamos esse planejamento, o Brasil participou com um atleta nos Jogos da Juventude e nas duas últimas edições foram quatro vagas na modalidade”, comentou Pedro Cavazzoni, chefe da delegação de neve em Gangwon 2024 e CEO da CBDN.

O Brasil nos Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude Gangwon 2024

A Cerimônia de Abertura de Gangwon 2024 será no dia 19 de janeiro, marcando o início dos maiores Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude já realizados, com aproximadamente 1.900 jovens atletas competindo em 81 eventos de sete esportes e 15 disciplinas, com a equidade de participantes entre homens e mulheres.

Os 4º Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude serão realizados na província de Gangwon, na República da Coreia, que já sediou os Jogos Olímpicos de Inverno PyeongChang 2018. Estes serão os primeiros realizados na Ásia e irão utilizar o legado dos Jogos Olímpicos.

E o Brasil já inicia o evento com uma marca importante: o recorde tanto no número de atletas (17), quanto no de modalidades (07) numa edição dos Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude – o recorde anterior era de Lausanne 2020 com 12 atletas em seis esportes.

Os esportes com mais atletas serão o curling e o esqui cross country. A equipe da modalidade de gelo será formada por Pedro Ribeiro, Guilherme Melo, Julia Gentile e Rafaela Ladeira. Júlia e Guilherme também jogarão as duplas mistas. No esqui cross country, o Brasil contará com Ian Francisco da Silva, Gabriel Santos, Mariana Silva e Júlia Reis

Serão quatro modalidades com dois atletas brasileiros: no snowboard, João Teixeira disputará o halfpipe e Zion Bethônico, o cross; o esqui alpino terá os irmãos gêmeos Alice e Arthur Padilha; o bobsled contará com Luiz Felipe Seixas e André Luiz dos Santos; e o skeleton com Cauê Miota e Eduardo Strapasson. Fechando a lista, a primeira vaga do Brasil em Gangwon foi conquistada por Lucas Koo na patinação velocidade – pista curta.

A primeira equipe operacional do COB sai do Brasil no dia seis de janeiro para deixar tudo preparado nas duas Vilas Olímpicas que contarão com brasileiros. Em Jeongseon, ficarão os atletas do esqui alpino. Todas as demais modalidades ficarão na Vila de Gangneung. No dia 20, já serão realizados os primeiros jogos de curling e haverá disputas de medalhas na patinação velocidade – pista curta e no snowboard cross.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias