Uma das maiores categorias do automobilismo brasileiro, a Stock Car anunciou nessa quinta-feira (14) os novos modelos que serão utilizados a partir da temporada 2025: as SUVs Chevrolet Tracker e Toyota Corolla Cross.
Tradicionalmente a categoria utiliza modelos sedãs desde sua criação em 1979, mas acompanhando as tendências de mercado a organização não quer ficar de fora do conceito do carro nas pistas ser o mesmo que o publico pode ter na garagem. Nos últimos anos os modelos sedãs vem perdendo espaço, inclusive tendo a redução na fabricação pelas montadoras, dando espaço para a chegada do conceito SUV (sport utility vehicles) ou simplesmente veículos utilitários desportivos em tradução livre.
De acordo com Fernando Julianelli, CEO da Vicar, a mudança é baseada em pesquisa de mercado e consultas junto aos fabricantes feitas pela maior promotora de corridas da América Latina. Um dos sinalizadores para a utilização da nova carroceria é o próprio consumidor. Segundo relatório divulgado no dia sete de dezembro pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos (Anfavea), os SUVs seguem em crescimento de vendas e já correspondem a 42% dos novos veículos colocados no mercado em 2023, ante 12,4% dos sedans. Em 2010, período de início dessa tendência, os SUVs tinham somente 7%.
Em 2024 a categoria continuará com os mesmos carros atuais, os sedãs Chevrolet Cruze e Toyota Corolla.
Um novo conceito de carro será introduzido na categoria a partir de 2025, com novo chassi e tecnologia produzida pela empreda Audace Tech, braço tecnológico da Vicar, promotora da categoria. Durante o evento realizado no Autódromo de Interlagos, Julianelli confirmou cada marca e modelo serão representadas por 8 pilotos, mas não informou quem serão as duas novas marcas a ingressarem na categoria - apesar de confirmar que os contratos estão assinados.