A Federação Internacional de Voleibol (FIVB) anunciou nesta sexta-feira (8) que a cidade do Rio de Janeiro vai receber a primeira semana de disputas do masculino e feminino da Liga das Nações em 2024. Será a primeira vez que a capital fluminense receberá a competição e a terceira vez seguida que o Brasil tem uma sede. A disputa feminina ocorrerá primeiro, entre 14 e 19 de maio e masculina entre os dias 21 e 26 de maio.
Na competição feminina, além do Brasil também estarão presentes as seleções de Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, República Dominicana, Sérvia e Tailândia. Já no masculino Brasil terá a companhia das seleções de Alemanha, Argentina, Cuba, Irã, Itália, Japão e Sérvia. Ainda não estão definidos quais serão os adversários brasileiros na primeira semana. A FIVB ainda não divulgou onde serão os jogos, mas a tendência é que ocorram no Maracanãzinho.
A Liga das Nações conta com 16 equipes e a primeira fase da competição contempla três semanas, onde cada seleçãodisputa quatro partidas. Ao final de 12 rodadas, as sete primeiras colocadas avançam para a fase final, disputada em sede única – o país-sede será a oitava seleção do Final 8. A fase final da Liga das Nações 2024 acontecerá entre 20 e 23 de junho no feminino e entre 27 e 30 de junho no masculino, os locais ainda não foram definidos.