O primeiro dia de CBI: Seletiva Nacional Sub-18 e Sub-21 reuniu 418 atletas no ginásio do Clube Paineiras do Morumby, em São Paulo. Nesta quinta-feira (30), o Sub-18 masculino entrou em ação e protagonizou um total de 520 lutas, dando show de ippon e mostrando que a competitividade interna está cada vez mais forte. Depois de um longo dia de disputas, oito judocas sagraram-se campeões e iniciaram com o pé direito a busca por representar a Seleção Brasileira de Judô internacionalmente.
A Seletiva das equipes de base é a primeira etapa do processo de formação das Seleções Brasileiras Juvenil e Júnior e funciona como um primeiro “filtro” de seleção de atletas, classificando-os diretamente para o Meeting Nacional. Neste ano, os doze primeiros colocados na Seletiva já garantem vaga na competição que vai acontecer em fevereiro de 2024. Além disso, a Seletiva distribui pontos no ranking nacional das duas classes, utilizado como critério para convocações de competições internacionais, como os Estágios, Campeonato Pan-Americano e Mundial.
Super 60kg
O carioca Matheus Teixeira, de 16 anos, foi campeão do peso meio-leve (-60kg), categoria mais cheia da Seletiva Sub-18 com 80 inscritos, e comemorou o primeiro passo dado. Ele fez seis lutas ao longo do dia para conquistar o primeiro lugar.
“Eu me sinto muito alegre, porque está sendo uma busca constante para mim, venho treinando todos os dias. O nível hoje estava muito difícil, mas consegui sair com essa vitória. Espero muitas coisas boas para o próximo ano. Vou continuar treinando e me dedicando para conquistar uma vaga no Mundial”, disse o atleta do Instituto Santa Cruz (RJ).
Já Elias Neto, de também 16 anos, foi o grande campeão do peso leve (-66kg), segunda categoria mais cheia do dia, com 79 inscritos. Para ele, a conquista significa o resultado de muito trabalho duro.
“Eu vim bem confiante para a competição, achei os atletas fortíssimos e de alto nível. Ainda mais nas minhas quartas, fiz uma luta duríssima. Mas, acho que ainda posso melhorar. Espero que eu permaneça nessa constância e no lugar mais alto do pódio. Que venha 2024”, analisou o atleta do Judô Futuro (MS).
Os demais campeões do dia foram Carlos Filho (50kg/Assoc. Carlos Tevano/PE), Pedro Ferreira (55kg/Kiai/RS), Silas Costa (73kg/Grêmio Náutico União/RS), Gilberto Neto (81kg/A.R.C.D São Bernardo/SP), Thayllor Alves (90kg/C.R. Flamengo/RJ) e Luis Oliveira (+90kg/Judô e Movimento/SE).