Francesco Bagnaia vence e é bicampeão da MOTOGP. Bagnaia e Ducati fizeram seu dever de casa, venceram a corrida e ergueram o troféu do circuito Ricardo Tormo, em Valência.
O piloto italiano largou na pole position após punição para Viñales e precisaria apenas manter a posição para se sagrar campeão. Porém quem largava em segundo era Jorge Martin, que foi com força total para tentar a primeira posição. A força total, misturada com pressa resultou num toque de Martín em Bagnaia, fazendo o piloto espanhol cair para a oitava posição.
Martín estava decidido a voltar para as posições acima e chegou a ficar em sétimo, porém a queda de Marc Márquez resultou também na queda do espanhol que brigava pelo título. No mesmo instante, Bagnaia caia para a terceira posição, mas o campeonato já estava decidido.
Com um toque de sorte, Bagnaia herdou novamente a liderança, após Binder errar e descer para a oitava posição e Miller caiu, deixando assim o italiano confortável na primeira colocação, vencendo assim a prova e o campeonato.