O ‘Holandês Voador’ Max Verstappen mostra mais uma vez porque é o tricampeão mundial. Unânime em Abu Dhabi, Verstappen vence a última corrida do ano e amplia seu recorde para 19 vitórias em uma temporada. Seu pior resultado no ano de 2023 foi um quinto lugar em Singapura.
Após uma temporada perfeita de Max com seu Red Bull RB19, o holandes termina o campeonato com 575 pontos, contra 285 do vice colocado, Sergio Perez. Já a Red Bull fechou a temporada com impressionantes 860 pontos, mais que o dobro da Mercedes e Ferrari que fecham o Top 3.
Ferrari e Mercedes chegaram a Abu Dhabi brigando ponto a ponto pelo vice-campeonato de construtores. Charles Leclerc fez sua parte, assim como Russel pela Mercedes. O monegasco da Ferrari tentou se aproveitar de uma punição de Sergio Perez na última volta, entretanto, Russel conseguiu chegar em 3º, garantindo o segundo lugar de construtores para a equipe britânica. Hamilton chegou em 9º e a disputa foi decidida pela falta de pontos de Carlos Sainz, que foi mal na classificação e com erro de estratégia da equipe acabou recolhendo o carro na última volta.
Mercedes vice campeã com 409 pontos, Ferrari em terceiro com 406.
No campeonato de pilotos a Ferrari também ficou para trás, com Leclerc sendo ultrapassado por Alonso. Ambos os pilotos ficaram com 406 pontos, porém o espanhol da Aston Martin tem mais pódios. Norris é sexto e Sainz o sétimo. George Russel, Oscar Piastri e Lance Stroll fecham o top 10.
Nos construtores a classificação ficou assim:
O campeonato mundial de Fórmula 1 retorna em Fevereiro com o GP do Bahrein dos dias 29/02 à 02/03/2024.