O sábado em Valência começou com clima de tensão e expectativa. Bagnaia poderia garantir o título ainda na corrida sprint. Na classificação, Maverick Viñales impressionou e quebrou o recorde da pista com o tempo de 1’28.931, dando a primeira pole position da Aprilia no ano. Bagnaia largou em segundo e Martín em sexto.
A situação parecia favorável e confortável para o piloto italiano da Ducati, a corrida terminando como começou ele seria campeão e logo na primeira curva bagnaia alcançou a liderança. Mas ao decorrer da corrida Francesco foi perdendo posições e após uma tentativa de ultrapassagem arriscada de Quartararo sobre o piloto italiano, que levou a Yamaha de Quartararo ao chão, Bagnaia acabou se distanciando dos pilotos à sua frente.
Martín honrou o apelido “Rei da Sprint” e venceu a corrida, enquanto Bagnaia foi quinto. A distância entre os dois agora é de apenas 14 pontos e será dedicado amanhã na corrida principal.
As contas para o título são as seguintes:
Para Francesco Bagnaia ser campeão precisa terminar pelo menos em quinto;
Para Jorge Martín ser campeão precisa vencer a corrida e Bagnaia não alcançar a quinta posição. Caso Bagnaia não pontue, Martín precisa apenas de um quarto lugar.