A delegação brasileira que irá representar o país nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023 já se faz presente na capital chilena com nove modalidades: basquete em cadeira de rodas, futebol de cegos, futebol PC (paralisados cerebrais), goalball, halterofilismo, natação, rúgbi em cadeira de rodas, tênis de mesa e tiro esportivo.
O Parapan de Santiago será disputado de 17 a 26 de novembro. Para esta edição, a delegação brasileira contará com 324 atletas, de 23 estados e do DF, em 17 modalidades. São 108 cadeirantes, 79 medalhistas mundiais em 2023 e 51 participantes com até 23 anos de idade. Confira o raio-x completo aqui. A competição, ao todo, terá 1.927 esportistas de 33 países.
Um dos atletas que já treinaram em águas chilenas foi o nadador mineiro Gabriel Araújo, da classe S2 (limitação físico-motora). Dono de três medalhas de ouro no Mundial de Manchester 2023, o atleta elogiou a piscina na qual realizou o treinamento nesta terça-feira, 14. “Gostei bastante da água e de toda a estrutura que tivemos acesso. Ainda não nadei no local de competição, mas, pelos treinos, acredito que consiga ser bem rápido durante o Parapan”, avaliou o mineiro. Ele tem focomelia, doença congênita que impede a formação normal de braços e perna.
CONFIRA O GUIA DE IMPRENSA DO PARAPAN DE SANTIAGO
A mesatenista carioca Sophia Kelmer, 15, uma das mais jovens de toda a delegação brasileira, também fez suas primeiras atividades nesta terça-feira na capital chilena. “Estou muito feliz por competir no meu primeiro Parapan. É uma sensação incrível. As impressões iniciais são as melhores possíveis. Vou dar o meu máximo para levar resultados positivos para o Brasil”, relatou a atleta, da classe 8, que nasceu com paralisia cerebral. Neste ano, ela já conquistou duas medalhas de ouro (simples e duplas femininas) no Parapan de Jovens, realizado em Bogotá, Colômbia, no mês de junho.
Ainda nesta terça-feira, atletas brasileiros da bocha, do ciclismo, tênis em cadeira de rodas, judô e tiro com arco se juntam às outras Seleções em Santiago. Os primeiros competidores do Brasil chegaram ao Chile no último domingo, 12, e entraram na Vila Parapan-Americana na mesma noite.
As primeiras Seleções Brasileiras a entrarem na Vila foram da natação, do tênis de mesa e basquete em cadeira de rodas. As três equipes são compostas por 133 integrantes no total, sendo 88 atletas (38 da natação, 24 do basquete em cadeira de rodas e 26 do tênis de mesa).
O Brasil conta com dois prédios na Vila Parapan-Americana. Na primeira torre, são 13 andares, 92 apartamentos e 305 camas disponíveis aos atletas brasileiros. Já no segundo prédio, são oito andares, com 64 apartamentos e 224 camas. No local, a delegação brasileira ainda terá à disposição uma área de convivência externa, um espaço administrativo e outro para atendimento de saúde, além de um depósito.
Os embarques dos brasileiros estão sendo feitos por modalidades (veja mais abaixo) até o próximo dia 18, com exceção do dia 16, em voos partindo do Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos.
Na última edição do Parapan, em Lima, no Peru, em 2019, o país entrou para história com recorde de conquistas. A delegação brasileira chegou à inédita marca de 308 medalhas, entre as quais 124 de ouro, 99 de prata e 85 de bronze. Nunca nenhum país alcançou tantas vitórias em uma única edição de Parapan.
Confira as datas dos embarques dos atletas brasileiros para o Parapan de Santiago (por modalidade):
Atletismo – 15 de novembro
Badminton – 17 de novembro
Basquete em cadeira de rodas – 12 de novembro
Bocha – 14 de novembro
Ciclismo – 14 de novembro
Futebol de cegos – 13 de novembro
Futebol PC – 13 de novembro
Goalball – 13 de novembro
Halterofilismo – 13 de novembro
Judô – 14 de novembro
Natação – 12 de novembro
Rúgbi em cadeira de rodas – 13 de novembro
Taekwondo – 18 de novembro
Tênis de mesa – 12 de novembro
Tênis em cadeira de rodas – 14 de novembro
Tiro com arco – 14 de novembro
Tiro esportivo – 13 de novembro