O Brasil mostrou, mais uma vez, que é a maior potência do judô nas Américas - e Oceania - com incríveis 15 medalhas conquistadas no Campeonato Pan-Americano e da Oceania disputado em Calgary, no Canadá, neste final de semana.
Depois das oito medalhas do primeiro dia, a seleção voltou ao tatame do Markin Macphail Centre com mais oito atletas e fechou o dia com sete pódios, sendo três de ouro, três de prata e um de bronze.
Mayra Aguiar (78kg), Rafael Macedo (90kg) e Beatriz Souza (+78kg) foram campeões, enquanto Guilherme Schimidt (81kg), Leonardo Gonçalves (100kg) e Rafael Silva (+100kg) foram vice-campeões. Luana Carvalho (70kg) conquistou a medalha de bronze e Rafael Buzacarini (100kg) terminou em quinto lugar.
No final, o Brasil finalizou sua campanha com seis ouros, quatro pratas e cinco bronzes, ficando em primeiro lugar no quadro geral de medalhas. O Canadá ficou em segundo lugar, com quatro ouros, duas pratas e dois bronzes. Cuba ficou em terceiro, com um ouro, duas pratas e três bronzes.
O Campeonato Pan-Americano é uma das etapas classificatórias para os Jogos Olímpicos de Paris 2024, distribuindo até 700 pontos no ranking mundial e vale como sexto ponto na somatória dos seis melhores resultados do ano para cada atleta.
A competição por equipes mistas será neste domingo com a participação apenas das equipes do Brasil, Cuba e Canadá, que disputarão um formato de todos contra todos. Os dois melhores farão um confronto final para definir campeão e vice.
Resultado final:
Ouro (6)
Larissa Pimenta 52kg
Mayra Aguiar 78kg
Beatriz Souza +78kg
Matheus Takaki 60kg
Daniel Cargnin 73kg
Rafael Macedo 90kg
Prata (4)
Rafaela Silva 57kg
Guilherme Schimidt 81kg
Leonardo Gonçalves 100kg
Rafael Silva +100kg
Bronze (5)
Natasha Ferreira 48kg
Jéssica Pereira 52kg
Luana Carvalho 70kg
Michel Augusto 60kg
Willian Lima 66kg