O paulista Gabriel Bortoleto conquistou nessa sexta-feira (01) o título mundial da F3, que nesse final de semana disputa a etapa em Monza, juntamente com a Fórmula 1.
O único que poderia tirar o título do brasileiro era o estoniano Paul Aron, mas para isso era necessário garantir todos os pontos do final de semana, incluindo a pole position. Sem esse feito, o brasileiro que conquistou o 5º melhor tempo no classificatório garantiu o título da temporada 2023.
Desde os 6 anos de idade nas pistas, ainda no Brasil. Aos 14 anos migrou para a Europa, conquistando o 3º lugar no mundial de kart em 2018; dois anos depois já tinha migrado para os fórmulas e disputando a F4 Italiana através da consagrada equipe Prema.
Disputou a Fórmula Regional (FRECA) em 2021 e 2022 onde mostrando alto desempenho, chamou a atenção da equipe Trident (campe de 2022), e após um teste foi contratado.
Desde o fim de 2022 Gabriel Bortoleto firmou uma parceira com a A14 Management, empresa fundada por Fernando Alonso, para fazer e gestão e direcionamento de sua carreira. Sempre acompanhado pelo espanhol Albert Resclosa (sócio de Alonso) e o seu driver coach Roberto Streit, Gabriel começou a construir o seu título na primeira etapa da temporada 2023 no Barein – Oriente Médio. Naquela ocasião Bortoleto venceu a feature race – corrida principal do fim de semana e, daí por diante, não mais perdeu a liderança do Campeonato.
Na segunda rodada do ano, disputada em Melbourne – Austrália, Gabriel voltou a brilhar tendo feito a pole-position e conquistado mais uma vitória de feature race. Animado pelos bons resultados e seguindo todas as orientações de pista e extra-pista de Alonso, Bortoleto seguiu para as demais etapas pontuando sempre de forma muito consistente.
Para concluir o título nesta sexta-feira Gabriel chegou à Monza tendo conquistado cinco pódios na temporada e aberto uma diferença de 38 pontos para o segundo colocado, o estoniano Paul Aron.
“Estou realmente muito feliz com a conquista que atingimos hoje aqui em Monza. Sempre fui dedicado em todas as competições que participei e, especialmente neste ano, sinto que evolui demais tanto dentro como fora da pista. A oportunidade de ter chegado até aqui foi sem dúvida especial e espero, sinceramente, continuar elevando a bandeira do Brasil na busca pelo meu objetivo de me tornar um piloto de sucesso na F-1. Dedico esta conquista a Deus, minha família, à equipe Trident, aos profissionais que estiveram comigo nesta caminhada e a todos que torceram e me deram forças durante todo o ano”, comemorou o brasileiro que deve agora rumar para a Fórmula 2, fazendo o caminho em busca de uma chance na Fórmula 1 nos próximos anos.