Nesta sexta-feira (25) o judô brasileiro conquistou sua segunda medalha no Campeonato Mundial Sub-18, em Zagreb, na Croácia. Com apenas 16 anos, Sophia Câmara, peso médio feminino (-63kg), ficou com a medalha de prata. A brasileira foi derrotada por ippon pela japonesa Yuri Shimizu.
Sophia venceu todas as lutas preliminares. Estreou contra a romena Isabel Bob, derrubando por ippon. Nas oitavas de final, Lihi Boaron, de Israel, sofreu dois waza-aris e a brasileira avançou às quartas de final.
Na fase das quartas, a judoca do Distrito Federal impôs três punições para a uzbeque Nigina Saparboeva e conseguiu uma vaga na semifinal. Seguiu na mesma estratégia contra a atleta da Lituânia, forçou as três punições, e Sophia avançou para a grande final.
Outros brasileiros no dia
O Brasil ainda teve mais dois judocas no tatame nesta sexta-feira. Eduarda Bastos (-57kg) perdeu sua luta de estreia para Marina Azinou, do Chipre, e Lucas Ribeiro (-81kg) parou nas oitavas de final para o cazeque Dosbol Balgabay.
Brasileiros em ação no sábado
Este sábado (26) será o último dia de disputas individuais em Zagreb. Quatro judocas brasileiros sobem ao tatame. São eles: Alexandre Albano II (-90kg), Luis Antônio Oliveira (+90kg), Ana Soares (+70kg) e Dandara Camilo (+70kg).
As preliminares começam a partir das 5h30 (horário de Brasília), com a disputa por medalhas a partir das 11h.