Nesta quinta-feira (24), o Brasil teve dois atletas nas disputas finais do Campeonato Mundial Sub-18, em Zagreb. Rafaela Rodrigues (-52kg) e Antônio Rocha (-66kg) avançaram em suas chaves e chegaram até a luta pela medalha de bronze, mas infelizmente acabaram superados por seus respectivos adversários e terminaram a competição em quinto lugar.
Rafaela começou o dia vencendo a cabeça de chave Ariunzaya Terbish, da Mongólia, e avançou às quartas de final ao superar a grega Christina-Magdalini Nona com um waza-ari. No duelo decisivo da chave, entretanto, foi vencida no golden score pela azeri Khadizha Gadashova, que viria a ser campeã, e precisou reverter o placar na repescagem para passar pela ucraniana Melaniia Vodianna.
A luta pelo bronze foi contra a espanhola Adriana Saez Hevia, que conseguiu um waza-ari no golden score.
Já Antônio chegou às quartas de final após vencer Marius Golban, da Moldávia, e Jasur Ibadli, do Azerbaijão. Na luta seguinte, foi superado pelo polonês Szymon Szulik, que também viria a ser campeão da categoria, e precisou vencer a repescagem contra Myhammadin Loiqov, do Tajiquistão, para garantir vaga na luta pelo bronze, onde parou no ippon do giorgiano Giorgi Givishvili.
Quatro brasileiros não avançam para o bloco final
O Brasil ainda teve outros quatro judocas em ação no segundo dia de Mundial Sub-18. No masculino, Bruno Nóbrega (-60kg) e João Lira (-60kg) chegaram até às oitavas de final e, no feminino, Nicole Marques (-48kg) e Nycolly Carneiro (-48kg) venceram uma luta cada e caíram na segunda rodada.
As disputas seguem nesta sexta-feira (25), a partir das 4h30, com mais três brasileiros nos tatames: Lucas Ribeiro (-81kg), Eduarda Bastos (-57kg) e Sophia Câmara (-63kg). As preliminares e o bloco final terão transmissão ao vivo da Judo TV.