Segunda, 13 de Janeiro de 2025
14°C 24°C
Curitiba, PR
Publicidade

Clarice Ribeiro é campeã mundial sub-18 na Croácia

Brasileira de 15 anos venceu cinco lutas e subiu no topo do pódio da categoria -44kg

23/08/2023 às 14h15 Atualizada em 25/08/2023 às 06h47
Por: Redação Fonte: CBJ
Compartilhe:
Foto: Emanuele Di Feliciantonio/IJF
Foto: Emanuele Di Feliciantonio/IJF

A primeira medalha brasileira no Campeonato Mundial Sub-18 é dourada! Na manhã desta quarta-feira (23), a peso-ligeiro Clarice Ribeiro (-44kg) fez uma campanha perfeita em Zagreb, vencendo cinco lutas e sagrando-se campeã mundial da categoria. O triunfo veio em um confronto dominante contra a mongol Otgonjargal Togtbaatar, onde conseguiu um ippon no segundo minuto.

“Eu estou muito feliz e gostaria de agradecer a todos que torceram por mim”, comemorou Clarice.

Clarice é amazonense, tem 15 anos e luta pelo Minas Tênis Clube. Em 2023, garantiu os títulos de campeã brasileira e campeã da Copa Pan-Americana Sub-18 da Bahia, chegando em Zagreb como segunda colocada no ranking nacional da CBJ e 23ª no da IJF. Em sua estreia em Mundiais, a judoca ganhou cada luta com propriedade e carimbou a posição entre as melhores da categoria.

Ela venceu a húngara Viktoria Kiss com um waza-ari na primeira rodada e, na luta seguinte, também com um waza-ari, passou pela cazeque Gulkhan Shynggyskhan. Nas quartas de final, em uma parada duríssima contra a espanhola Marta Beorlegui Oses, atual líder do ranking mundial e cabeça de chave número um, anotou dois waza-ari (ippon) e avançou à semi. Na disputa pela vaga na decisão, começou levando um susto com o waza-ari da indiana Oliviya Devi Huidrom, mas logo conseguiu um ippon para inverter o placar. 

O último ouro brasileiro no Campeonato Mundial Sub-18 havia sido em 2019, com Anna Belém (+70kg). Agora, Clarice faz companhia à peso pesado e à Flávia Gomes (-57kg), Tawany Silva (-40kg) e Aldi Oliveira (-50kg) na lista de campeões sub-18 do Brasil.

Victor Hugo Silva fica em 7º lugar

O Brasil ainda teve outro judoca no bloco final do primeiro dia de disputas em Zagreb. O superligeiro Victor Hugo Silva (-50kg) venceu duas lutas para avançar às quartas de final, mas não passou pelo azeri Mahammad Mamishov. Na repescagem, parou nos dois waza-ari do italiano Francesco Crociani e terminou a competição em sétimo lugar.

Outros quatro brasileiros entraram em ação nesta quarta-feira e não avançaram às disputas finais: Lucas Yamamoto (-50kg), Samuel Silva (-55kg), Renzo Machado (-55kg) e Sarah Mendes (-44kg).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias