O Brasil fez sua estreia no Aberto Paralímpico Fa40 da Coreia do Sul na noite da última quinta-feira (17) e nas primeiras horas desta sexta-feira (18). Após enfrentarem seus primeiros desafios na fase de grupos das disputas individuais, os atletas brasileiros encaminharam as classificações às fases eliminatórias em Ulsan.
No grupo 2, enfrentando atletas das classes 1-2, Cátia Oliveira foi à mesa para dois desafios. No primeiro jogo, revés para a chinesa Liu Jing por 3 sets a 2. Já no duelo contra a sul-coreana Kim Hanna, triunfo por 3 sets a 0.
Na segunda colocação da chave, a brasileira define seu futuro nas disputas individuais do Aberto da Coreia do Sul na noite desta sexta-feira. A número 3 do ranking da classe 2 joga contra Eunhee Kim, também da Coreia do Sul, às 21h40 (horário de Brasília).
Na vice-liderança da chave 1, Marliane Santos terá mais um desafio na Coreia do Sul para garantir sua classificação. Após vencer a mexicana Edith Sigala (#12) e ser superada pela líder do ranking da classe 3, a sul-coreana Yonn Jiyu, a brasileira agora enfrenta mais uma vez uma adversária da casa. Também nesta sexta-feira, às 21h40, Marliane joga contra Cho Kyoung-hee, da Coreia do Sul.
10ª do ranking da classe 3, Thaís Severo tem situação complicada no grupo 2. Ela foi superada em seus dois primeiros jogos da fase de grupos, contra a 3ª do ranking Lee Mi Gyu, da Coreia do Sul, e contra a indiana Sonalben Patel, 14ª da classe.
Na quarta colocação da chave, a brasileira agora enfrenta Dararat Asayut, da Tailândia buscando seguir na competição. O confronto também acontece nesta sexta-feira (18) às 21h40.
Na classe 7, Aline Ferreira não conseguiu vencer em sua estreia. No duelo contra a décima do ranking Chiu Kan Shan, de Hong Kong, revés por 3 sets a 0. Na segunda colocação da chave, buscando a classificação, a 11ª do ranking encara a sul-coreana Lee Hye Jeong às 22h20.
Outro brasileiro que define sua classificação às fases eliminatórias é Lucas Carvalho, na classe 9. Após vencer o sul-coreano Kwon Sangyong por 3 sets a 0 na estreia, o brasileiro foi derrotado pelo 10º do ranking, o espanhol Ander Cepas pelo mesmo placar.
Nesta sexta-feira, o 27º do ranking joga visando avançar na competição contra Kusnanto Kusnanto, da Indonésia. O confronto com o 28º do ranking será às 21h40.
Mas nem todos os atletas do Brasil conseguiram vaga nas fases eliminatórias na Coreia do Sul. Na classe 5, após vencer Chang Cherng-haw, de Taipei Chinês por 3 sets a 0, Lucas Arabian, foi superado por Jeon Tae-Byeong, da Coreia do Sul e Hardiyanto Tatok (#17), da Indonésia. Com os resultados, o brasileiro não conquistou a classificação às fases eliminatórias do Aberto Paralímpico Fa40 da Coreia do Sul.
Já na classe 3, Fábio Silva também se despediu das disputas individuais. Enfrentando o chinês Feng Panfeng e o sul-coreano Lee Ju, derrotas por 3 sets a 0 e 3 sets a 1, respectivamente. Com os resultados, o brasileiro ficou com a terceira colocação da chave.