Segunda, 13 de Janeiro de 2025
14°C 24°C
Curitiba, PR
Publicidade

Após 58 anos Ferrari volta a vencer em Le Mans

Time italiano venceu a edição de 100 anos da prova, uma das mais tradicionais do automobilismo mundial.

11/06/2023 às 18h42 Atualizada em 12/06/2023 às 10h02
Por: VITOR GARCIA
Compartilhe:
Ferrari vence a edição 2023 das 24 Horas de Le Mans | foto: WEC
Ferrari vence a edição 2023 das 24 Horas de Le Mans | foto: WEC

A Ferrari está em festa: o time italiano conquistou a edição 2023 da tradicional 24 Horas de Le Mans, prova de longa duração realizada na França que teve início na manhã do sábado (10) e chegada nesse domingo.

Após 342 voltas realizadas em 24 horas de corrida, a Ferrari 499P número 51 guiada pelo trio Antonio Giovinazzi (ITA), Alessandro Pier Guidi (ITA) e James Calado (GBR) cruzou a linha de chegada à frente do protótipo Toyota, encerrando uma hegemonia dos japoneses que já durava 5 anos.

O time não participava da corrida realizada no Circuito de La Sarthe desde a edição de 1973 que contou com o brasileiro José Carlos Pace e o italiano Arturo Merzario cruzando na segunda colocação. A última vitória de um carro de Maranello havia sido em 1965 com o trio Masten Gregory (EUA), Jochen Rindt (AUT) e Ed Hugus (EUA), porém com o time americano North American Racing Team, não oficial da marca.

A segunda colocação ficou com com o trio da Toyota formado por Ryo Hirakawa, Sébastien Buemi e Brendon Hartley, que durante toda a prova travaram ótimas batalhas com os italianos em busca de umas uma vitória na prova, e os americanos da Cadillac cruzaram na terceira colocação com Earl Bamber, Alex Lynn e Richard Westbrook.

Os brasileiros da categoria principal (Hypercars) não puderam disputar a vitória, com o Cadillac da Action Express Racing de Pipo Derani que correu com Alexander Sims e Jack Aitken se envolvendo em um acidente logo na primeira hora de corrida, comprometendo o restante da prova, cruzando na 10ª colocação, e o Porsche Penske de Felipe Nasr com Mathieu Jaminet e Nick Tandy abandonando com problemas no carro.

Na categoria LMP2 a vitória ficou com o protótipo da equipe Inter Europol Competition de Fabio Scherer, Albert Costa e Jakub Smiechowski, enquanto na LMGTE Am o Corvette do trio Nicky Catsburg, Ben Keating e Nicolas Varrone foram os vencedores.

André Negrão que correu pelo time oficial Alpine na LMP2 não conseguiram um bom ritmo durante a prova e ainda se envolveram em um acidente, terminando em 9º lugar na categoria, enquanto o JOTA de Pietro Fittipaldi cruzou em 13º lugar após sofrer uma batida durante a noite.

Piloto da Stock Car, Daniel Serra correu de Ferrari na categoria LMGTE Am chegando a liderar na classe, mas problemas os tiraram da disputa, fechando em 10º lugar.

Confira o resultado da edição 2023 da 24 Horas de Le Mans:

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias