A dupla brasileira Ymanitu Silva e Leandro Pena conquistou uma medalha de prata, na categoria Quad (para atletas com limitações em membros superiores), no Open de Vendee, torneio de tênis em cadeira de rodas disputado na França, nesta sexta-feira, 12.
Os brasileiros haviam superado, na véspera, os franceses Jerome de Meyere e Pierlin Angeli, por 2 sets a 0 (parciais 6/2 e 6/0). Na final, porém, Ymanitu e Leandro perderam para os japoneses Koji Sugeno e Daisuke Ishito por duplo 6/2.
Além dessa medalha de prata, Ymanitu se classificou para a final de simples. Na semifinal, ele derrotou o japonês Koji Sugeno, o mesmo que foi campeão nas duplas, por 2 sets a 0 (parciais 7/6 [4] e 6/4). A partida decisiva será contra o britânico Andy Lapthorne.
Outro brasileiro no evento francês, Daniel Rodrigues está nas semifinais da chave masculina, fase em que enfrentará o holandês Tom Egberink.
O torneio é o primeiro compromisso da Gira Europeia, série com quatro disputas na França e na Espanha. O Brasil é representado por Leandro, Daniel e Ymanitu nas competições, que vão até 3 de junho.
Os atletas brasileiros disputam as competições após a participação na Copa do Mundo de tênis em cadeira de rodas, em Vilamoura, Portugal. O Brasil garantiu classificação para a edição do ano que vem em três categorias: Masculino Open, Feminino Open e Quad.