Acontece neste final de semana, nos dias 7 e 8 de maio, a Segunda Fase Nacional do Circuito Loterias Caixa de atletismo. A competição terá provas de pista e campo e recebeu inscrições de 266 atletas. O evento será realizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.
A competição irá oferecer a última oportunidade para que os atletas obtenham o índice mínimo definido pelo CPB para participar do Mundial da modalidade, que será realizado em Paris, de 8 a 17 de julho. Vale ressaltar que a obtenção da marca não garante convocação imediata e a lista de atletas que representarão o país será divulgada nas próximas semanas. Demais critérios para convocação podem ser encontrados neste link.
Este será o terceiro evento da modalidade do ano realizado no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. A primeira fase do Circuito aconteceu nos dias 25 e 26 de março. A disputa terminou com a quebra de três recordes mundiais.
A campeã paralímpica Beth Gomes estabeleceu a nova marca do lançamento de dardo na classe F53 (cadeirantes) ao atingir 13,69m. No mesmo torneio, a recifense Ana Cláudia da Silva saltou 4,13m e bateu o recorde na classe T42 (deficiências nos membros inferiores), enquanto a acreana Jerusa Geber, da classe T11 (atletas cegos), percorreu os 100m em 11s83.
Mais recentemente, em três domingos de abril, atletas paralímpicos e olímpicos se reuniram no CT para disputar o Desafio CPB/CBAT, organizado conjuntamente pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e pela Confederação Brasileira de atletismo.
Um dos destaques da competição foi o paulista Júlio Cesar Agripino, campeão nos 1.500m no Mundial de Dubai 2019, que registrou a melhor marca da sua vida na prova dos 5.000m da classe T11, ao correr o percurso em 15min18s32.
Antes do Desafio, nos dias 31 de março e 1º de abril, atletas de Brasil, Argentina e Uruguai se reuniram no CT para disputar o Open Internacional de atletismo. A competição terminou com novo recorde das Américas do bicampeão paralímpico Claudiney Batista, da classe F56 (cadeirantes). Ele estabeleceu a nova marca no lançamento de disco ao arremessar a uma distância de 46,99m.
Além dos atletas citados, campeões e medalhistas paralímpicos se inscreveram para a próxima etapa do Circuito. Entre eles estão Raíssa Machado (F56), Thiago Paulino (F57), que competem sentados; Vinícius Rodrigues (T44, deficiência nos membros inferiores) e Alessandro da Silva (F11, atletas cegos).