O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) realizará o Open Internacional de natação, entre os dias 27 e 29 de abril, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. A competição vai reunir 78 atletas em busca de índices para o Mundial de Manchester (ING), que ocorrerá de 31 de julho a 6 de agosto.
Todos os nadadores campeões paralímpicos nos Jogos de Tóquio 2020 estarão na competição: Carol Santiago, da classe S12 (baixa visão); Gabriel Bandeira, S14 (deficiência intelectual); Gabriel Araújo, S2 (limitações físico-motoras severas); Talisson Glock, S6 (comprometimentos físico-motores), e Wendell Belarmino, S11 (cegos).
Carol acabou de disputar mais uma etapa do World Series de natação paralímpica neste ano. Na última semana, em Mineápolis, EUA, a pernambucana conquistou três medalhas nas três provas em que competiu: ouro nos 50m livre, prata nos 100m peito e bronze nos 100m livre.
“Agradeço a toda comissão técnica, que esteve comigo nesses dias nos Estados Unidos. Todos vocês são importantes para o sucesso da missão. Agora, volto para casa e continuarei os treinos intensos porque esta semana tem a primeira seletiva para o Mundial”, disse Carol, referindo-se ao Open.
Além do Open, os nadadores brasileiros terão outra oportunidade para atingir o índice para o Mundial de Manchester. Nos próximos dias 20 e 21 de maio, também no CT Paralímpico, o CPB organizará a 1ª Fase Nacional do Circuito Loterias Caixa de natação.
Esta competição será a segunda e última oportunidade de os atletas se classificarem para o torneio na Inglaterra. Todos os nadadores que alcançarem o índice, de acordo com os critérios de entrada estabelecidos pelo CPB, serão convocados para o Mundial.