Domingo, 22 de Maio de 2022

Nevoeiro

Curitiba - PR

Anúncio
Esportes Olímpicos Judô

Judocas brasileiros vão ao pódio no primeiro dia de Grand Slam de Judô, na Turquia

Willian Lima conquistou a prata e Jéssica Lima ficou com o bronze.

01/04/2022 às 17h10
Por: Redação
Compartilhe:
Foto: IJF
Foto: IJF

Os judocas brasileiros brilharam no primeiro dia do Grand Slam que acontece em Antalya, na Turquia. Nesta sexta, 01, três brasileiros chegaram às disputas por medalhas e a seleção fechou o dia com uma prata, de Willian Lima, no meio-leve (66kg), e um bronze, de Jéssica Lima, no peso leve feminino (57kg). Larissa Pimenta (52kg) também chegou perto do pódio, mas ficou em quinto lugar após perder o bronze para a francesa Astride Gneto, que derrotou a brasileira nas punições.  

 

No caminho para a final, Willian venceu Mattia Miceli, da Itália, por ippon, e passou pelo afegão Ahmad Ahmadi, nas oitavas. Em luta mais complicada, bateu o mongol Yondonpenrelei, número 3 do mundo, nas punições, para avançar à semifinal.  

 

Nessa fase, o brasileiro encarou o experiente Orkhan Safarov, do Azerbaijão, e projetou o número 8 do mundo por ippon para chegar à sua primeira final de Grand Slam. Na luta pelo ouro, Willian foi agressivo e conseguiu forçar duas punições ao número um do mundo, Denis Vieru, que reagiu e conseguiu forçar outras três punições ao brasileiro para ficar com a medalha de ouro.  

 

Willian Lima tem 22 anos, ocupada a posição de número 20 do mundo, e esse foi seu melhor resultado pela seleção principal. Ele já foi campeão mundial júnior, em 2019.  

 

“Senti que fiz uma boa competição, fiz uma evolução bem considerável. Coisas que eu estava treinando há muito tempo consegui executar aqui. Claro que não estou satisfeito com o resultado, mas ver essa evolução é gratificante para mim. Essa medalha eu dedico ao pessoal do Brasil e ao meu pai, que acabou de fazer uma cirurgia e, graças a Deus, está bem”, comentou Willian com a medalha no peito. 

 

Outra novata da equipe, Jéssica Lima também conquistou seu primeiro grande resultado na seleção principal. Depois de passar por duas top 8 do mundo nas preliminares, ela não se intimidou diante da veterana Telma Monteiro e bateu a portuguesa por ippon para ficar com uma das medalhas de bronze do peso Leve.  

 

Sua campanha em Antalya começou com vitória por ippon sobre Angelica Delgado (EUA). Em seguida, bateu Arleta Podolak, da Polônia, por ippon, e bateu Eteri Liparteliani, da Geórgia, atual número 6 do mundo, para avançar às quartas. Nessa fase, Jéssica pegou outra top 8, Timna Nelson-Levy, de Israel, e anotou mais uma vitória importante, chegando à semifinal.  

 

O único revés da brasileira foi diante da atual campeã mundial, Jessica Klimkait, do Canadá, que terminou com a medalha de ouro. Com os pontos da medalha de bronze, Jéssica deve melhorar bastante sua posição de número 94 no ranking mundial.  

 

“Eu estou muito feliz e emocionada hoje, porque ganhei minha primeira medalha em circuito internacional pela seleção. Na verdade estou extasiada, não sei nem explicar o que estou sentindo, estou muito emocionada. Mas, estou com a sensação de que quero mais, cada vez subir mais alto no pódio”, projetou Jéssica. 

 

Larissa Pimenta, que não competia internacionalmente desde os Jogos de Tóquio, também fez boa campanha na Turquia. Estreou com vitória sobre Naomi Van Krevel, da Holanda, e por Aleksandra Kaleta, da Polônia, até parar na medalhista olímpica Odette Giuffrida, da Itália, nas quartas-de-final.  

 

Pimenta recuperou-se na repescagem com vitória sobre a medalhista de bronze em Tóquio, Chelsie Giles, da Grã-Bretanha, mas não passou por Gneto na luta pelo bronze e terminou em quinto lugar.  

 

Eric Takabatake (66kg), Maria Taba (52kg) e Amanda Lima (48kg) conseguiram andar bem em suas chaves, vencendo algumas lutas, mas pararam nas oitavas-de-final. Rafaela Silva (57kg) parou na segunda rodada para Christa Deguchi (CAN) em duelo de ex-campeãs mundiais, enquanto os novatos Ryan Conceição (60kg) e Natasha Ferreira (48kg) ficaram na primeira rodada. Confira as chaves completas aqui.  

 

Sábado tem Aléxia Castilhos, Ketleyn Quadros, Maria Portela, Luana Carvalho, Daniel Cargnin, Jeferson Santos Jr e Guilherme Schimidt em ação a partir das 3h da manhã. O SporTV transmite as finais, ao vivo, a partir das 11h, no horário de Brasília

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias