A primeira partida final do Campeonato Paranaense de Futebol 2022 ocorreu na noite desta quarta-feira (30) em Maringá. O resultado foi vitória do Coritiba por 2x1 para cima do Maringá.
O time mandante saiu na frente no primeiro tempo, mas o Coxa não perdoou na segunda etapa e virou a partida.
A partida
Com bastante chuva, o jogo começou um pouco atrasado, já que a luz do estádio havia caído minutos antes da partida. As duas equipes pouco atacaram nos primeiros minutos e não levaram perigo aos goleiros.
Aos 20 minutos veio a primeira boa oportunidade da partida, pelo lado do Dogão. Saraiva passou por Guilherme Biro e encheu o pé em uma bola que triscou as luvas e a trave de Muralha. No lance seguinte, a resposta Alviverde. Igor Paixão deixou a bola para Alef Manga, após uma boa jogada individual. O carrasco do Athletico e artilheiro da semifinal chutou cruzado e a bola passou rente a trave.
Aos 29 minutos, Mirandinha arriscou de fora da área, Muralha rebateu a bola para o meio da área. Alemão não perdoou e colocou a bola na rede. 1 a 0 Maringá.
Ainda no primeiro tempo, o Coxa conseguiu chegar algumas vezes, mas parou nas mãos de Dheimisson.
Segunda etapa
Como no começo da partida, o jogo ficou morno sem grandes ataques com perigo. Foi só aos 20 minutos que a oportunidade apareceu e como um bom artilheiro, ele não desperdiçou. Guilherme Biro bateu o lateral na área, Matheus Bianqui não conseguiu tirar de cabeça, e Léo Gamalho, o artilheiro Coxa Branca, girou para sair da marcação e chutar no fundo da rede. Empate Alviverde em Maringá.
O Coritiba continuou no ataque e depois de uma alteração, brilhou a estrela do técnico Gustavo Morínigo. Warley tabelou e fez boa jogada com Thonny Anderson, que havia acabado de entrar na partida. Warley cruzou rasteiro para dentro da área e Igor Paixão chegou para virar o jogo para o Coxa, 2 a 1.
O time visitante tentou chegar outras vezes no ataque com Paixão, Gamalho e Manga, mas que pararam na zaga. O jogo ficou por isso, 2x1 para o Coritiba.
A segunda partida da final será no domingo (03), às 16h no Couto Pereira, em Curitiba. Para ser campeão, o Coxa joga pelo empate. Já no caso do Dogão, a equipe precisa vencer por um gol de diferença para levar aos pênaltis, ou dois ou mais gols de diferença para ser campeão no tempo normal. Caso o placar agregado termine empatado, a decisão será nos pênaltis.
FICHA TÉCNICA
Maringá 1 x 2 Coritiba
Local: Estádio Wille Davids, Maringá.
Data: 30/03/2022
Horário: 20h (horário de Brasília)
Público: 12.538
Público pagante: 11.752
Renda: R$ 467.102,00
Maringá: Dheimison, Marcos Vinícius, Gustavo Vilar, Ronald, Raphinha, Parrudo (Guilherme Castro), João Denoni, Matheus Bianqui, Mirandinha (David Ribreiro), Felipe Saraiva (Lucão) e Alemão (Robertinho).
Técnico: Jorge Castilho.
Gol: Alemão
Cartões amarelo: Ronald, Alemão.
Coritiba: Alex Muralha; Warley (Matheus Alexandre), Guillermo de los Santos, Luciano Castán, Guilherme Biro, Matheus Sales (Andrey), Val (Bernardo), Robinho (Thonny Anderson), Alef Manga (Egídio), Igor Paixão e Léo Gamalho.
Técnico: Gustavo Morínigo.
Gol: Léo Gamalho, Igor Paixão
Cartões amarelos: Guilherme Biro, Val.