A Copa Brasil de Praia 2022, que será realizada em Arraial do Cabo (RJ) entre os dias 10 à 15 de maio, será o evento classificatório para os XII Jogos Sul-Americanos de Assunção, que acontecem em outubro no Paraguai. O torneio brasileiro reunirá as novas classes olímpicas ILCA - Laser e as pranchas à vela da iQFOil e as classes Snipe, Hobie Cat 16, Hobie Cat 14, Optmist, Dingue, ILCA 7, ILCA 6 (masculino e feminino).
''O objetivo da seleção é maximizar o potencial de obtenção de medalhas da equipe brasileira de vela jovem nos Jogos Sul Americanos de Assunção, bem como o desenvolvimento efetivo do talento e conhecimento da modalidade nos atletas, para os futuros grandes eventos internacionais e os Jogos Olímpicos de Verão”, explicou Juan Sienra, gerente técnico do Programa de Alto Rendimento - PAR da Confederação Brasileira de Vela (CBVela).
Em agosto do ano passado, em Fortaleza (CE), foi realizada a primeira edição da Copa Brasil de Vela de Praia. O evento contou com 81 velejadores participantes divididos em 60 barcos em classes como Fórmula Kite Foil e a versão tubular, Dingue, Laser Radial, 4.7 e Standard e Hobie Cat 16. Ao todo, sete estados enviaram representantes, e as regatas tiveram apoio da Federação de Vela e Motor do Estado do Ceará e do Iate Clube de Fortaleza.
Fonte: CBVela