Quarta, 27 de Outubro de 2021
22°

Muitas nuvens

Curitiba - PR

Futebol Futebol

A dominância brasileira no futebol sul-americano

Pela primeira vez os 4 finalistas da Copa Libertadores da América e da Copa Sul-Americana são brasileiros

14/10/2021 às 15h35 Atualizada em 14/10/2021 às 16h01
Por: VICTOR LUÍS
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O futebol brasileiro vem tomando conta da América do Sul há algum tempo. Desde 2010, sete times brasileiros foram campeões da Libertadores, e nesse ano teremos o 8º, já que a final terá dois times daqui. Pela primeira vez, quatro times de um único país decidem os campeonatos Sul-Americanos. Isso só havia acontecido na Europa antes, inclusive, bem recentemente, em 2019, quando Tottenham e Liverpool decidiram a Champions League e quando Chelsea e Arsenal se enfrentaram na Europa League.

Dominando o cenário há alguns anos, Flamengo e Palmeiras vêm figurando como as melhores equipes do país, chegando às finais, ou estando sempre a frente no campeonato de pontos corridos. Então, os dois últimos campeões da América, irão decidir, de uma vez por todas, quem tem a melhor equipe.

Sul-Americana

Já na Copa Sul-Americana, outros dois brasileiros, Athletico Paranaense e Red Bull Bragantino, decidem a grande final, que assim como na Libertadores, será disputada em Montevidéu, no Uruguai. A equipe paranaense venceu o torneio recentemente, em 2018, e busca mais um título da competição, o seu terceiro internacional. Já a equipe do Bragantino tentará levar o troféu para casa pela primeira vez. 

Os times brasileiros ganharam destaque nos últimos anos pelos altos investimentos aplicados. O Massa Bruta contou com o suporte da Red Bull, que apostou pesado na equipe paulista para se tornar um dos grandes do Brasil, o que já tem se concretizado com a campanha na Sul-Americana e no Brasileirão.

Já o Furacão tem crescido há alguns anos principalmente com o investimento na base e as ótimas vendas de suas revelações, que impulsionaram o clube, ajudando a manter sempre um bom e competitivo time todos os anos. Dessa forma, o clube vêm trazendo resultados através das conquistas dos campeonatos paranaenses, Copa do Brasil e a própria Copa Sul-Americana nos últimos três anos.

Libertadores

O Flamengo tem sido um pesadelo para seus adversários desde 2019, e desde então, venceu dois campeonatos brasileiros seguidos e uma Libertadores, além dos campeonatos cariocas e o vice no Mundial de Clubes. Desde que Jorge Jesus chegou, até o momento com Renato Gaúcho, o Flamengo manteve uma equipe de muita qualidade, muito acima do nível dos outros times brasileiros, sendo sempre um grande candidato a campeão em tudo que disputa.

O reinado do time carioca não parece terminar tão cedo, já que o clube conseguiu manter a base vencedora de 2019 até hoje, além de ter talentos jovens e muito dinheiro em caixa, conquistado com as vendas de outros talentos que já saíram da equipe. Vale lembrar que o Flamengo ainda está na semifinal da Copa do Brasil e irá enfrentar o Athletico Paranaense, além de seguir na briga pelo tricampeonato seguido do campeonato brasileiro.

Enquanto isso, o atual campeão da América tenta manter seu trono, e assim como seu adversário, está nas cabeças do Brasileirão. Desde 2015, o Palmeiras tem colecionado troféus em sua estante, nos últimos seis anos, o clube conquistou dois campeonatos brasileiros, uma Libertadores e uma Copa do Brasil.

Dos quatro clubes presentes nas finais, é o que tem destaque no cenário nacional a mais tempo, com um alto investimento da Crefisa, que ajuda o time a manter um esquadrão muito forte que é sempre temido em todos os campeonatos que participa.

Combinações que garantem um possível G9

Com as duas finais sendo decididas por brasileiros, será possível termos nove clubes do Brasil na Libertadores do próximo ano pela primeira vez na história, dependendo do resultado da Copa do Brasil. A final da Libertadores e da Sul-Americana acontecerão respectivamente nos dias 27 e 20 de novembro no estádio Centenário, no Uruguai, em finais únicas.

 

*Colaborou Guilherme Dias

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias