Quarta, 27 de Outubro de 2021
22°

Muitas nuvens

Curitiba - PR

Sul-americana Copa Sul-Americana

Athletico faz a lição de casa, goleia o América de Cali e está nas quartas de final da Sul-Americana

o Athletico avança para as quartas de final da competição e agora enfrenta a equipe da LDU Quito, do Equador,

20/07/2021 às 20h46 Atualizada em 20/07/2021 às 23h49
Por: GUILHERME DIAS
Compartilhe:
Foto: Albari Rosa/UmDois Esportes
Foto: Albari Rosa/UmDois Esportes

Na noite gelada desta terça-feira (20), o Athletico Paranaense recebeu a equipe do América de Cali na Arena da Baixada, pela partida de volta das oitavas de final da Copa Sul-Americana. O rubro-negro precisava de apenas um empate para passar, mas fez a lição de casa, e goleou o time colombiano por 4x1, garantindo a vaga nas quartas de final da competição.

Com a vitória, o Athletico se mantém invicto dentro de casa em 2021. A última derrota da equipe na Arena aconteceu em dezembro de 2020 para o Atlético-MG, pela 25ª rodada da Série A. Pela Sul-Americana, o retrospecto em casa também se mantém, o último revés foi nas quartas de final de 2018, quando levou 1x0 do Bahia no tempo normal, mas avançou nos pênaltis.

Athletico 4 x 1 América de Cali

O Athletico começou como um verdadeiro Furacão na partida. Logo com 29 segundos de jogo, em uma jogada rápida pela direita, Marcinho acionou Nikão, que cruzou da direita para esquerda para Vitinho, o atacante desviou de cabeça pra fora. 

Apesar de um começo avassalador, o jogo esfriou. A equipe colombiana só se defendia, enquanto os paranaenses tentavam chegar ao gol. Aos 16 minutos, Nicolas avançou pela direita e cruzou para Babi, o atacante não conseguiu alcançar a bola.

Porém, “água mole em pedra dura, tanto bate até que fura”. Aos 25 minutos, em uma linda jogada que começou com Nikão, o meia tabelou com Terans, recebeu na cara do gol, tirou do goleiro e rolou para Vitinho colocar para o fundo da rede sem goleiro. Athletico 1x0.

Três minutos depois, outra boa jogada. Babi recebe de Terans na área e chuta no canto. O goleiro Graterol espalma, e Nikão cruza para Terans marcar. O uruguaio, contudo, estava em impedimento. O Athletico continuava no ataque e ainda teve mais 2 chances de gol desperdiçadas por Matheus Babi, até o apito final do árbitro, encerrando a primeira etapa.

2º Tempo

No intervalo, Juan Carlos Osório jogou o time para o ataque, colocando João Rodríguez e Batalla no lugar de Cortéz e Malagón. Apesar de das mudanças, o segundo tempo começou com o Furacão novamente no ataque.

Aos 4 minutos, Babi recebeu lindo lançamento de Terans, mas a bola escapou e ficou nos braços de Graterol. Aos 8, Kevin Andrade exagerou na força na dividida com Cittadini, recebeu o segundo amarelo, e foi expulso. A equipe colombiana ficou com 1 a menos. 

Nem deu tempo de comemorar

O segundo tempo seguia em um ritmo mais lento, até que, aos 18 minutos, o VAR entrou em ação para uma possível checagem de pênalti ao América. Depois de quase 5 minutos de checagem, pênalti confirmado. Adrián Ramos bateu com muita força, alto, no centro gol, empatando a partida. Athletico 1x1 América de Cali.

Porém, nem deu tempo do El Diablo comemorar. Um minuto depois, Nicolas avançou pela esquerda, cruzou pra área, Nikão tentou uma bicicleta, mas pegou errado, a bola sobrou para Vitinho que encheu o pé no canto do Graterol. Furacão novamente na frente, 2x1.

É pênalti ou não é?

Com 28 minutos, Terans recebeu a bola na área e deu um lindo chapéu no zagueiro e quase marca. A bola sobra pra Babi que é travado no rebote e pede pênalti. O VAR novamente entrou em ação, mas não marcou nada. Na jogada seguinte, em cruzamento de Terans para Babi, Graterol sai para socar a bola e acerta o rosto do jogador athleticano, pênalti marcado. 

Nikão, o artilheiro do rubro-negro na temporada foi para a cobrança e bateu com força no canto esquerdo do goleiro, ampliando ainda mais a vantagem rubro-negra. Athletico 3x1 América de Cali. Com o gol, Nikão se isolou na artilharia rubro-negra na Copa Sul-Americana com 7 gols.

Aos 36 minutos, com o jogo controlado, António Oliveira mexeu pela primeira vez no time. Entraram Renato Kayzer no lugar de Matheus Babi e Jadson por David Terans. O meia de 37 anos entrou com fome de bola, e no primeiro lance que pegou a bola, arriscou de fora da área, acertando a trave.

O Furacão continuou rodando a bola sem pressa e só aguardou o apito final do árbitro. O juiz argentino assinalou 8 minutos de acréscimo e ainda deu tempo para mais. Aos 51 minutos, Fernando Canesin recebeu na intermediária, e de longe, emendou um pombo sem asa na gaveta do goleiro, fechando o caixão. Goleada na Arena, Furacão 4x1.

Resultado

Com o resultado, o Athletico avança para as quartas de final da competição e enfrenta a equipe da LDU Quito, do Equador, que venceu o Grêmio, nas oitavas. A partida de ida acontece entre os dias 10 a 12 de agosto e a de volta entre 17 e 19 do mesmo mês.

 

FICHA TÉCNICA 

Data: 20 de julho de 2021 (terça-feira)

Horário: 21h30 (horário de Brasília)

Estádio: Arena da Baixada (Curitiba/PR)

Árbitro: Darío Herrera (ARG)

Assistentes: Ezequiel Brailovsky (ARG) e Gabriel Chade (ARG)

VAR: Patricio Loustau (ARG)

 

Cartões amarelos: Kevin Andrade, 2x (América de Cali), Héctor Quiñones (América de Cali), Thiago Heleno (Athletico), António Oliveira (Athletico)

Cartões vermelhos: Kevin Andrade (América de Cali)

 

GOLS:

Athletico: Vitinho, 2x, aos 25 minutos do 1T e aos 25 minutos do 2T. Nikão, aos 33 minutos do 2T. Fernando Canesin, aos 51 minutos do 2T.

América de Cali: Adrián Ramos, aos 24 minutos do 2T.

 

Athletico: Bento; Marcinho, Pedro Henrique, Thiago Heleno e Nicolas; Christian (Canesin), Leo Cittadini (Luan Patrick) e Terans (Jadson); Nikão, Vitinho (Jaderson) e Matheus Babi (Renato Kayser).

Técnico: António Oliveira

 

América de Cali: Graterol; Arrieta, Marlon Torres, Kevin Andrade, Pablo Ortiz e Héctor Quiñónes; Pas, Ureña e Magalón (Batalla); Cortéz (Joao Rodríguez) e Javier Ortíz.

Técnico: Juan Carlos Osorio

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias