Sexta, 30 de Julho de 2021 23:20
(41) 98889-8341
Sul-americana Copa Sul-Americana

Athletico joga melhor e vence a primeira partida das oitavas de final na Colômbia

Com o resultado, o Furacão pode até empatar em casa que fica com a vaga nas quartas de final.

13/07/2021 21h46 Atualizada há 2 semanas
Por: GUILHERME DIAS
Foto: José Tramontin
Foto: José Tramontin

Nesta terça-feira (13), o Athletico foi até Pereira, na Colômbia para enfrentar o América de Cali pela primeira partida das oitavas de final da Copa Sul-Americana. Mesmo sendo visitante, o rubro-negro impôs seu ritmo de jogo e com um gol de pênalti, conseguiu o seu gol, para vencer a partida por 1x0.

O técnico António Oliveira começou a partida com uma formação diferente, sem um centroavante de ofício, colocando David Terans mais a frente no ataque. A equipe do América de Cali encontrou dificuldade para encarar o forte sistema defensivo do Athletico, e foi o rubro-negro quem dominou a partida.

América de Cali 0 x 1 Athletico

O primeiro tempo não foi muito rico em emoção. Apostando nos cruzamentos, o Athletico foi quem teve mais oportunidades. Aos 15 minutos, em duas oportunidades, o rubro-negro chegou com Vitinho e Nikão, que assustaram o goleiro Graterol. O América de Cali só foi responder aos 20 minutos, em um cruzamento na área, Barreiros cabeceou pra fora.

O lance mais perigoso do primeiro tempo foi com Cortéz. Após o cruzamento da esquerda de Quiñones, o atacante cabeceou firme para o chão, Bento fez uma linda defesa. O Athletico seguiu melhor, buscando o ataque, mas não foi o suficiente para abrir o placar.

O técnico António Oliveira resolveu mexer no time para a segunda etapa e colocou Marcinho no lugar de Khellven. 

E no segundo tempo, a coisa mudou. Com 26 segundos, Zé Ivaldo levou cartão amarelo por chegada forte em Moreno. Aos 2 minutos, em um lindo contra-ataque do Athletico, Terans iniciou a jogada e acionou Thiago Heleno, que lançou Vitinho, o atacante driblou dois atacantes na área e fez um lindo gol. Porém, após 3 minutos de análise do VAR, o árbitro anulou o gol por conta de um toque no braço de Terans no início da jogada.

Com 10 minutos, Cortéz sofreu falta de Marcinho e teve que ser substituído por João Rodríguez.  Aos 18 minutos, António Oliveira fez a segunda alteração, colocando Matheus Babi no lugar de David Terans. Três minutos depois, Cittadini recebeu no meio, girou e tentou o chute, a bola foi para fora, mas o árbitro marcou falta no lance, na cobrança, Marcinho bateu uma bomba, dando trabalho ao arqueiro do América.

O Gol

O Athletico seguia melhor no jogo, até que, aos 24 minutos, após a cobrança de escanteio, Nikão cabeceou, a bola desviou na mão do zagueiro Ureña e sobrou para o goleiro. Os jogadores pediram pênalti, o VAR chamou o árbitro José Argote ao vídeo, que confirmou o penal. Nikão bateu firme, rasteiro, no meio do gol, para abrir o placar da partida. Athletico 1x0.

O Furacão se animou com o gol, e queria mais. Aos 29, Léo Cittadini bateu de primeira, de fora da área, por cima do gol. Aos 35, Vitinho recebeu na intermediária e soltou uma bomba, para defesa de Graterol.

Aos 38 minutos, Carlos Eduardo entrou no lugar de Vitinho. Aos 39, o América resolveu acordar. Moreno cruzou pra área o e Adrián Ramos meio desequilibrado conseguiu o cabeceio, a bola passou rente à trave.

O jogo foi se encaminhando ao final. O América até tentou levar mais algum perigo a meta athleticana, porém, a defesa estava impiedosa e não deixou o time colombiano chegar. Aos 47 minutos, António Oliveira ainda resolveu dar alguns minutos para Erick tentar pegar ritmo no lugar de Léo Cittadini, e o árbitro pôs fim ao jogo. Fim de papo, América de Cali 0x1 Athletico.

Resultado

A partida de volta acontece na próxima terça-feira (20), às 21h30, na Arena da Baixada, em Curitiba. Com o resultado, o Furacão pode até empatar em casa que fica com a vaga nas quartas de final. Ao América de Cali, resta vencer por 1 gol de diferença para levar a partida aos pênaltis, ou 2 gols para se classificar.

 

FICHA TÉCNICA 

Data: 13 de julho de 2021 (terça-feira)

Horário: 21h30 (horário de Brasília)

Estádio: Estádio Hernán Ramírez Villegas (Pereira/Colômbia)

Árbitro: José Argote (VEN)

Assistentes: Jorge Urrego (VEN) e Carlos A. Lopez (VEN)

VAR: Juan Lara (CHI)

 

Cartões amarelos: Léo Cittadini (Athletico), Ureña (América de Cali), Zé Ivaldo (Athletico), Marcinho (Athletico)

 

GOLS:

Athletico: Nikão, aos 27 minutos do 2T.

 

América de Cali: Graterol; Arrieta, Marlon Torres, Kevin Andrade, Pablo Ortiz, Héctor Quiñones; Paz (Batalla), Ureña, Moreno; Cortéz (Joao Rodríguez) e Adrián Ramos

Técnico: Juan Carlos Osorio

 

Athletico: Bento; Pedro Henrique, Thiago Heleno, Zé Ivaldo; Khellven (Marcinho), Léo Cittadini (Erick), Richard, Nicolas; Nikão, Vitinho (Carlos Eduardo) e Terans (Matheus Babi).

Técnico: António Oliveira

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias