Quarta, 27 de Outubro de 2021
20°

Céu encoberto

Curitiba - PR

Esportes Olímpicos Mulheres Olímpicas

Veja quem são as mulheres brasileiras medalhistas olímpicas

Confira quantas e quais são as mulheres que conquistaram o mundo e subiram no tão sonhado pódio olímpico

09/07/2021 às 10h15 Atualizada em 09/07/2021 às 21h00
Por: NATALIA CONCENTINO
Compartilhe:
Foto: Wander Roberto/COB
Foto: Wander Roberto/COB

Quando se fala em “todas as mulheres” parece que vai vir uma lista enorme na sequência, não é? Então, mas quando se trata das brasileiras nas Olimpíadas, a lista é bem mais restrita. E isso se deve muito ao fato de que as primeiras medalhas conquistadas por mulheres só vieram nos Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996, no vôlei de praia. Mas, vale lembrar, que a participação da nadadora Maria Lenk, nas Olimpíadas de 1932, aos 17 anos, foi um grande marco para as brasileiras, já que, mesmo não sendo medalhista, foi ela quem abriu os caminhos para a participação das mulheres aqui do Brasil nesse tipo de competição.

 

Jogos Olímpicos de Atlanta - 1996

 

Apesar de a primeira medalha feminina ter vindo um pouco tarde, ela vem acompanhada de um grande feito: duas duplas brasileiras chegaram à final no vôlei de praia nesta edição. E, é assim que Sandra Pires e Jaqueline conquistaram o ouro e Adriana Samuel e Mônica Rodrigues ficaram com a prata. 

E a edição de 1996 também rendeu medalhas femininas em mais dois esportes, basquete e voleibol, que levaram prata e bronze, respectivamente. 

A seleção de basquete era composta por: Alessandra Santos, Adriana Santos, Cíntia Santos, Cláudia Pastor, Hortência, Janeth, Leila Sobral, Branca, Paula, Marta Sobral, Roseli Gustavo, Silvinha Luz.

No vôlei as medalhistas foram: Ana Flávia, Ida, Ana Moser, Ana Paula, Filó, Fernanda Venturini, Hilma, Fofão, Leila Barros, Marcia Fu, Sandra, Virna Dias.

 

Jogos Olímpicos de Sydney - 2000

 

Mais uma vez as brasileiras mostraram que são boas no vôlei de praia e, novamente, tivemos duas duplas medalhistas: Adriana Behar e Shelda ficaram com a prata e, mais uma medalha foi conquistada por Sandra Pires e Adriana Samuel, que ficaram com o bronze.

As brasileiras também mostraram a sua força com mais medalhas para a seleção de basquete e a de voleibol.

Dessa vez as medalhistas de bronze no basquete foram: Adriana Santos, Adriana Pinto, Alessandra Santos, Cintia Santos, Claudinha Neves, Helen Luz, Zaine, Janeth, Kelly, Lilian, Marta Sobral, Silvinha Luz.

Já a equipe de vôlei, que também ficou com o bronze, era composta por: Elisangela, Érika Coimbra, Hélia Fofão, Janina, Karin Rodrigues, Kátia Lopes, Kelly Fraga, Leila Barros, Raquel Silva, Ricarda Negrão, Virna Dias, Walewska Oliveira.

 

Jogos Olímpicos de Atenas - 2004

 

Novamente o vôlei de praia feminino conquistou uma medalha olímpica. Adriana Behar e Shelda voltaram com a prata de Atenas.

Quem também brilhou foi a seleção brasileira de futebol, que já contava com Marta e Cristiane na equipe, além de Formiga, a jogadora que mais vezes vestiu a camisa da seleção. Em 2004 elas ficaram com a medalha de prata. Confira o time da época: Andréia Suntaque, Aline Pellegrino, Cristiane Rozeira, Daniela Alves, Elaine Estrela, Formiga, Grazielle, Juliana Cabral, Kelly Cristina, Tânia Maranhão, Marlisa Maravilha, Marta, Maycon, Mônica de Paula, Pretinha, Renata Costa, Rosana Santos, Roseli Belo.

 

Jogos Olímpicos de Pequim - 2008

 

E é em Pequim que as atletas brasileiras conquistam as primeiras medalhas individuais e começam a mostrar o aumento da potência feminina.

Ouro: Maurren Maggi chegou ao topo no salto em distância; e o vôlei brilhou mais uma vez com uma equipe formada por Carol Albuquerque, Fabi Alvim, Fabiana Claudino, Hélia Fofão, Jaqueline Carvalho, Mari Stein, Paula Pequeno, Sheilla Castro, Sassá, Thaisa Menezes, Valeskinha Menezes, Walewska Oliveira.

Prata: A seleção brasileira de futebol feminino conquistou mais uma prata e fez algumas jogadoras ostentarem mais de uma medalha olímpica. O time campeão contava com Andréia Rosa, Andréia Suntaque, Bárbara Barbosa, Cristiane Rozeira, Daniela Alves, Érika Santos, Ester Santos, Fabiana Simões, Formiga, Francielle Alberto, Tânia Maranhão, Marta Viega, Maurine Gonçalves, Maycon, Pretinha, Renata Costa, Rosana Santos, Simone Jatobá.

Bronze: Mais conquistas individuais com Ketelyn Quadros no judô (peso leve -57kg) e Natália Falavigna no taekwondo (peso médio -67kg). E mais um esporte entrou para a lista dos vitoriosos, a dupla Fernanda Oliveira e Isabel Swan ficou com o bronze na vela, classe 470.

 

Jogos Olímpicos de Londres - 2012

 

A edição inglesa dos Jogos Olímpicos rendeu mais ouro às brasileiras, com medalhas para: Sarah Menezes no judô (peso ligeiro - 48kg); e Fabiana Claudino, Dani Lins, Paula Pequeno, Adenízia Silva, Thaisa Menezes, Fernandinha Ferreira, Jaqueline Carvalho, Tandara, Natália Pereira, Sheilla Castro, Fabi, Fernanda Garay no voleibol.

Ficaram com o bronze Mayra Aguiar no judô (peso meio-pesado -78kg); Adriana Araújo no boxe (peso leve -60kg); Yane Marques no pentatlo moderno; Juliana Silva e Larissa França no vôlei de praia.

 

Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro - 2016

 

Jogando as Olimpíadas em casa, o Brasil foi representado por 11.238 atletas e a quantidade de atletas mulheres correspondeu a 45% do total da delegação.

Ouro: Rafaela Silva aumentou o quadro de medalhas do judô feminino com seu ouro na categoria peso leve (-57kg); Martine Grael e Kahena Kunze são as responsáveis pelo topo do pódio na vela (classe 49er FX).

Prata: Ágatha Bednarczuk e Bárbara Seixas no vôlei de praia.

Bronze: Mayra Aguiar no judô (peso meio-pesado -78kg); e Poliana Okimoto na maratona aquática.

 

Curiosidades

 

  • O vôlei de praia é o esporte em que mais mulheres brasileiras conquistaram medalhas, foram 6 no total;
  • Paula Pequeno, Sheilla Castro, Virna, Walewska Oliveira, Leila, Thaísa Menezes, Fabi Alvim, Fabi Claudino e Jaqueline Carvalho ganharam medalhas em mais de uma edição dos Jogos Olímpicos com a equipe de vôlei. E o grande destaque fica para Fofão, que conta com 3 medalhas olímpicas;
  • No futebol também existem jogadoras que figuraram como medalhistas em mais de uma Olimpíada, são elas: Andreia, Cristiane, Daniela, Formiga, Marta, Maycon, Pretinha, Renata Costa, Rosana e Tania. Inclusive, Marta e Formiga brigam pela 3ª medalha da carreira em Tóquio;
  • Mayra Aguiar, do judô, é a única mulher brasileira que conquistou duas medalhas olímpicas individuais;
  • Segundo informações do COI (Comitê Olímpico Internacional), as Olimpíadas de Tóquio 2020, que serão disputadas agora em 2021, devem marcar a história das mulheres no esporte. A previsão é de que, no total, 48% da delegação de atletas seja composta por mulheres.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias