Sexta, 30 de Julho de 2021 22:27
(41) 98889-8341
Esportes Olímpicos Wrestling

Wrestling brasileiro fecha Pan com 12 medalhas e 10 vagas para os Jogos Pan-americanos Júnior

Equipe nacional encerra Pan-americano Cadete e Júnior em 3º lugar geral com medalhistas de sete estados e vê surgimento de geração promissora

14/06/2021 13h16 Atualizada há 2 meses
Por: Redação Fonte: Confederação Brasileira de Wrestling (CBW)
Foto: Divulgação / Confederação Brasileira de Wrestling
Foto: Divulgação / Confederação Brasileira de Wrestling

O wrestling brasileiro conquistou 12 medalhas e 10 classificações para os Jogos Pan-americanos no Pan-americano Cadete e Júnior realizado de quarta a domingo, em Oaxtepec, no México. A equipe nacional contou com 32 atletas entre juniores (18 a 20 atletas) e cadetes (15 a 17 anos), 8 treinadores, quatro mulheres e quatro homens e terminou o torneio com a terceira melhor campanha geral atrás de Estados Unidos e México, primeiro e segundo respectivamente. Igor Queiroz conquistou a medalha de ouro na categoria 97kg do estilo greco-romano e foi o destaque individual nacional no torneio.

 

“Penso em wrestling 24 horas do dia e trabalhei bastante para conquistar este Pan-americano. É uma alegria muito grande poder correr com a bandeira do Brasil e ouvir o hino nacional. Agradeço aos treinadores e companheiros de treino. Agora é trabalhar bastante para repetir a medalha também nos Jogos Pan-americanos Júnior”, afirmou Igor, cuiabano representante do estado do Ceará e que venceu todas as lutas disputadas na competição. Na estreia, Igor fez 9 a 0 sobre o colombiano Santiago Osorio, depois 6 a 3 sobre o cubano Liober Hechevarria e, na final, 8 a 1 contra o mexicano Daniel Perez.

 

Além de Igor, o paraibano Marcos Silva também conquistou a vaga para os Jogos Pan-americanos Júnior na categoria 130kg do estilo greco-romano. Já no wrestling feminino garantiram vaga: Polyanna Araújo 50kg,  Assíria Silva 53kg e Meiriele Hora 62kg, Thaissa Ribeiro 68kg e Ana Júlia dos Santos 76kg. No estilo livre, Pedro Silva 74kg, Lucas Imbernom 86kg e Gabriel Silva 125kg conquistaram as vagas. Os dez atletas vão representar  a equipe nacional na primeira edição os Jogos Pan-americanos Júnior marcada para novembro e dezembro de 2021, em Cali, na Colômbia.

 

Na categoria Cadete, a equipe nacional ficou em terceiro lugar por equipes no feminino. Maria Luiza dos Santos 73kg e Juliana Neper 65kg subiram ao pódio com a medalha de bronze. No estilo greco-romano, Yan Landim 51kg e Mateus Freire 92kg ficaram com a medalha de prata e João Pedro Amorim 45kg e João Batista Neto 60kg terminaram com um bronze cada. No estilo livre masculino, Pedro Silva 65kg e Rhian Engel 110kg com a prata; e Jailson Silva 55kg com a medalha de bronze fecharam os pódios nacionais no Pan.  O terceiro lugar geral do torneio coroou a participação dos atletas e treinadores no torneio.

 

“Receber o troféu de terceira melhor equipe do geral é uma honra que divido com os treinadores e atletas que trabalharam aqui. Tivemos 7 diferentes estados brasileiros no pódio Pan-americano e treinadores convocados pela primeira vez para comissão técnica nacional. Temos que celebrar as conquistas e trabalhar bastante para evoluir ainda mais”, afirmou Flavio Cabral Neves, presidente da Confederação Brasileira de Wrestling.

 

Confira os classificados para os Jogos Pan-americanos Júnior

Estilo greco-romano - Igor Queiroz 97kg e Marcos Silva 130kg

Estilo livre feminino - Polyanna Araújo 50kg, Assíria Silva 53kg, Meiriele Hora 62kg, Thaissa Ribeiro 68kg e Ana Júlia dos Santos 76kg

Estilo livre masculino - Pedro Silva 74kg, Lucas Imbernom 86kg e Gabriel Silva 125kg

 

Confira os medalhistas do Pan-americano Cadete e Júnior

 

Juniores

Igor Queiroz 97kg (CE)– estilo greco-romano – ouro

Gabriel Silva 125kg (SP) – estilo livre masculino – prata

Lucas Imbernom 86kg (SP) – estilo livre masculino – bronze

Bryan Oliveira 61kg (AM) – estilo livre masculino – bronze

 

Cadetes

Mateus Freire 92kg (SE) – estilo greco-romano – prata

Paulo Silva 65kg (MS) – estilo livre masculino – prata

Rhian Engel 110kg (SP) – estilo livre masculino – prata

Yan Landim 51kg (RJ) – estilo greco-romano – prata

Jailson Silva 55kg (AM) – estilo livre masculino – bronze

Juliana Neper 65kg (SP) – estilo livre feminino – bronze

Maria Luiza dos Santos 73kg (SP) – estilo livre feminino – bronze

João Pedro Amorim 45kg (AP)– estilo greco-romano – bronze

João Batista Neto 60kg (AP) – estilo greco-romano – bronze

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias