Terça, 15 de Junho de 2021 08:55
(41) 98889-8341
Esportes Fórmula 1

Corrida eletrizante termina com vitória de Sergio Perez e retorno de Vettel ao pódio

Verstappen bate nas últimas voltas; Na relargada Hamilton erra e cai para último

06/06/2021 11h47
Por: DANILO GEORGETE
Foto: Francois Nel/Getty Images
Foto: Francois Nel/Getty Images

Pode-se dizer que o GP de Baku foi para fã de Fórmula 1 ficar feliz. Uma corrida eletrizante terminou com um pódio inesperado com a vitória de Sergio Perez (RBR), Sebastian Vettel (Aston Martin) em segundo e Pierre Gasly (AlphaTauri) em terceiro.  Max Verstappen bateu nas últimas voltas após estouro do pneu. Na relargada faltando 3 voltas para o final Hamilton assumiu a ponta, errou na primeira curva e passou reto, indo para último e ficando sem pontuar. Foi a primeira corrida na temporada que os líderes do campeonato não pontuaram.

A CORRIDA

Na largada todos os pilotos da frente foram cautelosos e mantiveram as posições, mas logo na primeira volta era nítido que a Ferrari de Charles Leclerc iria ter problemas para segurar Hamilton e Verstappen que vinham respectivamente em P2 e P3. Quem mais se beneficiou na largada foi Sergio Perez que ganhou duas posições.

A liderança de Leclerc durou pouco em Baku, já na terceira volta Hamilton sem a utilização do DRS conseguiu ultrapassar o piloto da Ferrari e assumiu o primeiro lugar. Na sétima volta foi a vez de Verstappen usar a asa móvel e passar Leclerc que caiu pra terceiro. Na volta seguinte foi a vez da RBR de Perez ultrapassar o Leclerc, deixando Hamilton com dois carros da RBR atrás dele. 

Hamilton seguiu na liderança até as paradas no box, quando a a Mercedes demorou mais de 4segundos na parada, abrindo margem para a RBR conseguir fazer a ultrapassagem através da parada. Verstappen conseguiu uma parada em 1.9 segundos e passou Hamilton e o pesadelo do piloto da Mercedes aumentou quando Perez também conseguiu voltar da parada na sua frente.

A partir de então houve várias tentativas de Hamilton ultrapassar o Perez, mas sem conseguir. E enquanto essa briga acontecia, Vettel vinha na liderança da prova uma vez que ainda não tinha parado para a troca de pneus. Quando Vettel parou as posições se acertaram e tinha Stroll que largou em penúltimo lugar na quarta posição sem ter feito a troca de pneus ainda. Mas o grande tempo sem ir aos boxes pesou para o canadense Stroll que acabou batendo forte após o estouro do pneu traseiro esquerdo.

Na relargada após a batida de Stroll, Verstappen, Perez e Hamilton mantiveram as posições e Vettel fez uma bela ultrapassagem em cima de Leclerc e quase passou Gasly junto. O alemão tetracampeão mundial vinha fazendo uma belíssima corrida e sendo o destaque do GP de Baku. Na volta 37, Vettel superou Gasly e conseguiu um incrível quarto lugar na prova.

E quando tudo parecia definido no GP de Baku os fãs de F1 foram surpreendidos com um estouro do pneu trasseiro de Verstappen que também bateu no muro na reta principal, deixando escapar uma boa diferença na liderança do campeonato para Hamilton. A direção de prova decidiu dar bandeira vermelha, levando todos os carros para o boxe, e anunciou que a relargada seria parada, aumentando ainda a emoção para as últimas três voltas.

Na relargada após a bandeira vermelha mais surpresas. Parez largou mal e Hamilton assumiu a ponta - por pouco tempo - o experiente piloto britânico errou a freada e passou reto, indo para último lugar, colocando a vitória no colo do Sergio Perez e deixando Verstappen como líder do campeonato.

Uma prova com todos os ingredientes de nostalgia, terminou com Perez como vencedor, Vettel em segundo e Gasly em terceiro após um belo desempenho no final de semana. Com o resultado do GP de Baku, Verstappen mantém a liderança do campeonato e Hamilton permanece em segundo -  os dois não pontuaram no GP. Perez por sua vez assume o terceiro lugar no mundial de pilotos. 

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias