Segunda, 29 de Novembro de 2021
20°

Nevoa úmida

Curitiba - PR

Anúncio
Campeonato Brasileiro Brasileirão

Brasileirão 2021: O que esperar de cada um dos 20 participantes?

Dentre os times que já venceram a competição, o Atlético Mineiro tem o maior jejum do título, completando meio século este ano.

28/05/2021 às 23h43 Atualizada em 29/05/2021 às 08h56
Por: VICTOR LUÍS
Compartilhe:
Foto: Lucas Figueiredo/CBF
Foto: Lucas Figueiredo/CBF

A série A do campeonato brasileiro 2021 inicia neste sábado (29) com todos os times já montados para toda a temporada. Mas de que forma os 20 times que disputam a competição iniciam sua caminhada rumo ao título, vaga para a Libertadores, vaga para a Sul-americana ou luta contra o rebaixamento?  E qual foi a última vez que cada um deles venceu o torneio?

     Este ano a CBF limitou os clubes a ter apenas uma troca de treinador durante a competição, para evitar que os times fizessem demissões e contratações com frequência, algo que sempre houve no futebol brasileiro. Sem pré-temporada, com alguns estaduais ainda rolando, e outros sendo definidos pouco tempo antes do início do Brasileirão, muitos times ainda não puderam testar seus jogadores da forma que gostariam, e com certeza terminarão o campeonato com escalações bem diferentes das quais iniciaram. Mas quando cada um destes 20 times venceu o torneio pela última vez? Quais deles têm real chance de conquistar o caneco este ano?

América Mineiro:

Atual vice do Campeonato Mineiro e do Brasileirão Série B do ano passado, o América Mineiro volta para a elite do futebol nacional sem nunca ter ganhado a competição, sendo um dos times candidatos a beliscar uma vaga para a Sul-Americana este ano.

Athlético Paranaense:

Ainda disputando o Campeonato Paranaense, o Athlético inicia o brasileiro sonhando alto. Fazendo uma boa campanha na Sul-Americana, o time paranaense não vence a Série A desde 2001, exatos 20 anos, sendo sua única conquista do torneio.

Atlético Goianiense:

Parando na semifinal do estadual e sendo eliminado da Sul-americana dias antes da estreia no Brasileiro, o Atlético Goianiense chega com o objetivo de pelo menos igualar a campanha que fez no ano anterior, terminando a competição em 13º, beliscando uma vaga na Sul-americana. O clube nunca foi campeão da Série A.

Atlético Mineiro:

O Galo chega forte para brigar pelo título este ano embalado com a taça do campeonato Mineiro e com o cofre bem servido. O time de minas espera estar nas cabeças durante toda a competição com seu elenco forte contando com Hulk que vem jogando muita bola e fazendo muitos gols, além de estar bem na Libertadores até aqui. O clube conquistou a Série A apenas 1 vez, há 50 anos, em 1971.

Bahia:

O atual campeão da Copa do Nordeste entra na competição visando uma campanha mais tranquila que a do ano passado. No ano anterior os baianos ficaram em 14º com três pontos de diferença para o primeiro time da zona de rebaixamento. O clube conquistou a Série A pela última vez em 1988, além de ter conquistado também em 1959.

Bragantino:

Vindo de um desempenho ruim no estadual e classificado para as oitavas da Sul-Americana, o Bragantino espera surpreender na Série A este ano, visando um desempenho ainda melhor do que no ano passado, quando terminou em 10º na tabela. O clube nunca venceu o torneio.

Ceará:

Atual vice da Copa do Nordeste e do Campeonato Cearense, o Ceará nunca levantou a taça da elite do futebol brasileiro, mas espera ter uma boa campanha este ano, tendo um desempenho parecido com o que teve no ano passado, terminando o campeonato em 11º.

Chapecoense:

Atual campeã da Série B e vice do Catarinense, a Chape não quer ser mais um daqueles times que é rebaixado assim que consegue acesso para a primeira divisão. O clube que nunca venceu a Série A, espera pelo menos se manter na divisão para a próxima temporada e de repente conseguir acesso para a Sul-Americana.

Corinthians:

Recém eliminado da Sul-Americana e eliminado pelo rival Palmeiras no Paulistão, o Timão entra na competição com o futuro incerto, com troca de treinador, torcida insatisfeita, tentando ter um desempenho parecido com o do ano passado, ficando no meio da tabela e conquistando uma vaga na Sul-Americana. O Corinthians já venceu sete vezes a Série A, sendo a última conquista em 2017.

Cuiabá:

Pela primeira vez na Série A, o time do Cuiabá vem com tudo após uma bela campanha na série B do ano passado. O principal objetivo da equipe Mato-Grossense que chega campeã do estadual, também é não retornar para a Série B logo após o acesso inédito.

Flamengo:

O atual campeão carioca e brasileiro que já levou o troféu da Série A 7 vezes, chega mais uma vez como um dos principais candidatos ao título, que seria a terceira conquista seguida do clube carioca. Feito que igualaria ao São Paulo campeão brasileiro de 2006 até 2008.

Fluminense:

Atual vice-campeão carioca que faz uma boa campanha na Libertadores até aqui, o Fluminense busca mais uma vez ficar entre os primeiros colocados para mais uma vez disputar a Libertadores. O time carioca já venceu 4 vezes o Campeonato Brasileiro, sendo a última conquista em 2012.

Fortaleza:

Atual campeão do estadual, o time cearense espera não ter tantos sustos como ano passado, quando terminou o campeonato com uma posição de diferença e a mesma pontuação que o primeiro rebaixado. O Fortaleza nunca venceu o Campeonato Brasileiro.

Grêmio:

O atual campeão gaúcho vem forte para a competição trazendo reforços fortes para a temporada, como o atacante Douglas Costa. Apesar da saída do lendário treinador Renato Gaúcho, o Grêmio tem tudo para brilhar este ano, estando bem inclusive na Sul-Americana. A última vez que o clube venceu a Série A foi em 1996, além de ter ganho também em 1981.

Internacional:

O atual vice do gaúcho que faz uma boa campanha na Libertadores até aqui, espera não bater na trave como no ano passado quando acabou ficando em segundo, e levar o título do Campeonato Brasileiro deste ano para casa, que desde 1979 não é conquistado pelos colorados. A década de 70 foi ótima para o Inter, que além de levar o caneco em 1979, também conquistou a Série A em 1975 e 1976.

Juventude:

O Juventude não disputava a Série A há 13 anos, e espera não voltar para a segunda divisão após um acesso suado no ano passado. O clube gaúcho nunca venceu a competição.

Palmeiras:

O atual campeão da América vem mais uma vez como um dos favoritos ao título, mesmo tendo ficado em vice no Paulistão deste ano. O clube vem super bem na Libertadores e vai brigar firme para voltar a levantar a taça do brasileiro. O clube paulista já venceu 10 vezes a competição, sendo o maior vencedor. Sua última conquista foi em 2018.

Santos:

Eliminado precocemente da Libertadores após um péssimo Campeonato Paulista, o Santos tenta voltar a ter um ano brilhante como teve em 2020, quando chegou até a final da Libertadores e ficou com o vice. O time do litoral Paulista já venceu 8 vezes a competição, sendo a última conquista em 2004.

São Paulo:

O atual campeão Paulista que não vencia nada desde 2012 se mostra mais confiante para o decorrer da temporada, após fazer boas contratações como a do zagueiro Miranda. Além do título do estadual, o São Paulo vem bem na Libertadores e espera brigar pelo título assim como foi no ano passado. O time paulista já venceu a Série A 6 vezes, sendo a última conquista em 2008.

Sport:

Atual vice do pernambucano, o time do Sport espera não ser rebaixado e nem sofrer sustos como foi no ano passado. O time pernambucano que teve uma campanha ruim na Copa do Nordeste, tem apenas uma conquista do Campeonato Brasileiro, que foi em 1987.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias