Segunda, 27 de Setembro de 2021 08:09
(41) 98889-8341
Judô Mundial de Judô

Seleção brasileira é convocada para Campeonato Mundial em junho

Em último teste e a última chance para ir a Tóquio, seleção vai com força máxima para levar os melhores atletas ao Jogos Olímpicos

13/05/2021 10h31 Atualizada há 4 meses
Por: LEANDRO GEORGETE
Foto: Divulgação/CBJ
Foto: Divulgação/CBJ

Finalmente estamos chegando perto do tão esperado Mundial de judô em Budapeste, na Hungria. A última competição que vale pontos para o ranking, dando até 2.000 pontos para o campeão, e o último teste antes dos Jogos Olímpicos de Tóquio. A Confederação Brasileira de Judô (CBJ) já divulgou quais os atletas que vão estar nos tatames húngaros nos dias 06 a 13 de junho. Mas é aquela mesma pergunta de sempre: O que podemos esperar do Brasil nessa competição?

 

A ótima notícia que recebemos é a volta da nossa bicampeã mundial e bi medalhista olímpica, Mayra Aguiar, uma das favoritas da sua categoria para levar o ouro tanto no Mundial como nos Jogos. Ela que volta de uma lesão no joelho e já tem logo de cara uma competição tão grande e importante. Mas sabemos da capacidade técnica, física e mental que a Mayra tem.

 

Em outras categorias, a disputa será praticamente maior entre os atletas brasileiros do que com os adversários. Os pesados masculino e feminino estão em uma "briga" interna para saber quem serão os únicos dois atletas (um masculino e um feminino) a disputarem os Jogos Olímpicos. Rafael Silva, o Baby, está 642 pontos à frente de David Moura. Os dois vem subindo no pódio nas últimas competições, principalmente o Baby que conseguiu duas pratas em Grand Slams, o que fez abrir a vantagem que era bem menor.

 

No feminino quem está na frente é a Maria Suelen Altheman, que é seguida por Beatriz Souza. As duas estão 428 pontos de diferença e o desempenho no Mundial vai ser totalmente decisivo para saber quem vestirá as cores do Brasil nas Olimpíadas. Nos últimos três Grand Slams disputados pelas duas, Maria conquistou o bronze nas três oportunidades. Já a Bia subiu ao terceiro lugar duas vezes e conquistou a prata em um torneio.

 

Teremos aquela famosa disputa interna no meio pesado masculino também, entre Leonardo Gonçalves e Rafael Buzacarini. Leonardo está apenas 461 pontos atrás de Buzacarini e qualquer tropeço dos dois nessa competição pode resultar na perda da vaga olímpica.

 

Ketleyn Quadros está muito perto de confirmar a vaga para mais um Jogos Olímpicos. Quem está na briga com ela é a própria parceira do Sogipa, Aléxia Castilhos. Porém com 1.569 pontos atrás, Aléxia teria que subir ao pódio e torcer para um resultado ruim de Ketleyn.

 

Pela atual classificação no ranking, o Brasil não teria representantes em apenas duas categorias: os pesos leves masculino (-73kg) e feminino (-57kg). No masculino Eduardo Katsuhiro está em 35º no ranking, e precisa de um bom desempenho no Mundial para tentar a vaga. Já no feminino, a categoria teria uma representante se a nossa atual campeã olímpica, Rafaela Silva, não estivesse cumprindo punição por doping no Pan de Lima em 2019. Ketelyn Nascimento está na 32ª posição e com a chama acesa para tentar disputar os Jogos com apenas 22 anos de idade.

 

Confira toda a convocação abaixo.

 

Feminino: 

48kg - Gabriela Chibana (EC Pinheiros/FPJudo)

52kg - Larissa Pimenta (EC Pinheiros/FPJudo)

57kg - Ketelyn Nascimento (EC Pinheiros/FPJudo)

63kg - Ketleyn Quadros (Sogipa/FGJ)

63kg - Aléxia Castilhos (Sogipa/FGJ)

70kg - Maria Portela (Sogipa/FGJ)

78kg - Mayra Aguiar (Sogipa/FGJ)

+78kg - Maria Suelen Altheman (EC Pinheiros/FPJudo)

+78kg - Beatriz Souza (EC Pinheiros/FPJudo)

Masculino:

60kg - Eric Takabatake (EC Pinheiros/FPJudo)

66kg - Daniel Cargnin (Sogipa/FGJ)

73kg - Eduardo Katsuhiro Barbosa (Clube Paineiras do Morumby/FPJudo)

81kg - Eduardo Yudy Santos (EC Pinheiros/FPJudo)

90kg - Rafael Macedo (Sogipa/FGJ)

100kg - Rafael Buzacarini (Clube Paineiras do Morumby/FPJudo)

100kg - Leonardo Gonçalves (Sogipa/FGJ)

+100kg - Rafael Silva "Baby" (EC Pinheiros/FPJudo)

 

+100kg - David Moura (Instituto Reação/FJERJ)

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias